MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Colunas
qui. 16 set. 2021

A difícil resposta sobre os filmes de guerra

por Ramon Franco

Questionado outro dia por um amigo sobre qual foi o melhor filme de guerra que já tinha assistido, me pairou uma baita dúvida. Longas sobre conflitos armados sempre trazem mais do que explosões e estratégias, destruições e decisões políticas. Mas me ative a dois, num primeiro momento: “Platoon”, de Oliver Stone, estrelado por Charlie Sheen, e “Apocalipse Now”, de Francis Ford Coppola, estrelado por Martin Sheen (aliás, pai de Charlie).

A coincidência destes dois títulos não está apenas no clã Sheen – pai e filho conferiram dramaticidade aos respectivos filmes. Ambos retratam a guerra do Vietnã e suas consequências, tanto nas comunidades vietnamitas quanto nas mentes dos soldados americanos.

“Platoon”, na minha opinião, é o olhar do jovem recruta que é tomado pelo patriotismo para defender sua Nação e decide ir ao front por vontade própria. Pelo que soube, anos depois de ter assistido “Platoon” pela primeira vez, é a visão de Stone, o diretor, que na juventude lutou no Vietnã.

Já “Apocalipse Now”, de Coppola, é um roteiro adaptado para o longo e tenebroso confronto na Ásia a partir do livro “O coração nas trevas”, de Joseph Conrad (1853-1924). A obra, publicada em 1902, teve sua narrativa perfeitamente adaptada nos desdobramentos sociais e econômicos no solo vietnamita durante e após a guerra contra a potência norte-americana.

Na história original, um personagem se embrenha numa África colonizada. Na versão cinematográfica dirigida por Coppola – e que quase o levou à ruína pela sequência de desencontros, incluindo até mesmo uma inusitada situação com o necrotério das Filipinas, onde o filme fora gravado – Martin Sheen (que sofreu um enfarte no set de filmagens) embarca numa lancha bélica e se aprofunda nas profundezas da selva à caça do coronel Kurtz. Kurtz é interpretado por Marlon Brando.

Em “Platoon” outro coadjuvante rouba a cena, Willem Dafoe. Dafoe interpreta Elias, um sargento que tenta a todo custo manter o que resta de humano em si e nos seus comandados.

A pergunta não pôde ser respondida de pronto e nem de forma simples. Primeiro, os dois filmes que me ocorreram retratam apenas a Guerra do Vietnã, conflito ocorrido entre 1959 e 1975. E mesmo sobre este confronto, deixei de fora “O franco atirador”, de Michael Cimino – roteiro do próprio Cimino – estrelado por Robert De Niro e que foca, basicamente no pré e pós-guerra na vida de simples operários americanos que se tornam soldados no Vietnã, onde sufocam sonhos e vontades. Ao voltarem de lá, nunca mais serão os mesmos, principalmente pela brutalidade que viveram e sofreram.

Nem citei os filmes que retratam a 2ª Guerra Mundial, como “Os mortos que caminham”, de 1962, “O resgate do soldado Ryan”, com Tom Hanks ou a superprodução dirigida por Clint Eastwood dividida em dois filmes: “A conquista da honra” e “As cartas de Iwo Jima” (este último rodado em japonês) .

E ainda assim faltou mencionar o filme que tem um mariliense na produção (o Gui Marega), “1917”, que concorreu ao Oscar de Melhor Filme, que aborda as trincheiras da I Guerra Mundial.

É difícil mesmo responder qual é o melhor filme de guerra, porque se voltarmos ainda mais no tempo, nem mencionei os longas que retratam a Guerra da Secessão, como “…E o vento levou”, de 1939, inspirado na obra homônima de Margareth Mitchell (1900-1949). Pode parecer um filme de amor, mas tem sua atmosfera a relação da sociedade com a guerra e os efeitos das batalhas.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
  • 3
    Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso
  • 4
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Escolhas do editor

SEQUESTRO
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois diasJovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
VÍDEO
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimentoGrupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
POLÍTICA
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em MaríliaBild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Últimas notícias

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator
Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie