Mortes semanais por Covid caem 25%, com a perda de mais nove vidas
Marília teve queda no número de mortes semanais por Covid-19. No período encerrado nesta sexta-feira (13), a Vigilância Epidemiológica do município confirmou nove mortes pela doença, uma queda de 25%, sobre os sete dias imediatamente anteriores.
A redução segue pela terceira semana, após ligeira oscilação para cima em meados de julho, conforme mostrou o Marília Notícia. Desde o começo da pandemia, a cidade já perdeu 899 vidas para a Covid-19.
O levantamento do MN tem como base os informes oficiais da Prefeitura e considera as sextas-feiras como o último dia da semana, porque os boletins epidemiológicos passaram a ser publicados somente nos dias úteis.
O maior número de mortes em uma única semana – desde o início da pandemia – ocorreu entre os dias 10 e 16 de abril: foram 47 vítimas fatais em apenas setes dias.
VARIANTE DELTA
A confirmação de que Marília registrou caso da variante delta, nesta sexta-feira (13) gera apreensão. O desconhecimento sobre os efeitos da cepa na população, pode ser observado no tom da nota emitida pela Prefeitura, que menciona possibilidade de restrições se houver ampla propagação.
Entre os técnicos, o ambiente é de dúvidas sobre o comportamento da variante surgida na Índia, sobretudo na coexistência com a P1 (predominante) e o atual avanço da campanha de vacinação.
Ainda é desconhecida a eventual velocidade de propagação da nova cepa, diante dos atuais hábitos dos moradores, que mantém distanciamento social em alguns ambientes, mas tende a relaxar em situações mais informais.
O alerta das autoridades em saúde é para que as pessoas prossigam buscando a vacina – quando idade e dose adequada – além de usar máscara e reforço na higienização.