MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Polícia
sex. 13 ago. 2021

Queimadas aumentam 11,6% em Marília, diz INPE

por Daniela Casale
Queimadas de grandes proporções aumentam 11,6% em Marília, diz INPE

Foto da noite desta quinta-feira na Via Expressa (Foto: Divulgação)

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que a quantidade de incêndios de grandes proporções registrados em Marília, em 2021 até agora, sofreu aumento de 11,6%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Os satélites monitorados pelo órgão ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia identificam pontos de incêndio com mais de trinta metros de extensão por um de largura.

De janeiro até esta sexta-feira (13) foram 77 registros no município, ante 69 nos oito primeiros meses de 2020.

A maioria dos casos de 2021 foi registrada desde que começou o inverno, há pouco mais de dois meses – período de seca em que tradicionalmente as queimadas são favorecidas. Na atual estação são feitos registros praticamente diários.

No Estado de São Paulo, a instituição contabilizou até o momento 34.589 focos, contra 33.891 no mesmo período – aumento de 2%.

BOMBEIROS

Na prática, porém, os bombeiros atendem quantidade maior que o Inpe consegue registrar.

Conforme dados divulgados pela Corporação, até este mês, foram averiguadas 648 ocorrências de fogo em mato na área de Marília. No ano passado, no mesmo período, a soma foi de 548 – aumento de 18,2%.

Segundo o tenente Fernando Gomes Calógero, do 10º Grupamento de Marília, em todos os anos, a estiagem favorece a propagação de algum tipo de incêndio, assim como a ocorrência de ventos.

“Todo ano esse período de incêndio em vegetação é sazonal. De abril até meados de setembro, as condições climáticas da nossa região favorecem muito a ocorrência de incêndio em vegetação. A gente chega a ter 50% de aumento nesse tipo de ocorrência”, explica.

De acordo com Calógero, é um período longo de estiagem. “A umidade do ar baixa muito favorece a incidência, e depois o aumento do princípio de incêndio. Os ventos também ajudam no alastramento do fogo. Junta tudo isso com a ação humana”, frisa.

A corporação procura orientar a população quanto a prevenção para não ocorrer casos de incêndio em mato. Mesmo assim, o aumento neste período é grande e é necessário maior empenho de pessoal.

“A gente precisa atender toda a demanda que o período traz, e continuar os atendimentos ordinários das outras ocorrências. O empenho do pessoal é muito maior e o desgaste é grande. Isso, é claro, influencia no atendimento, mas a gente se prepara para poder dar conta da demanda”, pontua.

O tenente pede “que a população, quando acionar o bombeiro, realmente, informe o que está acontecendo, se é um mato que está queimando e a fumaça incomodando ou um incêndio que coloca em risco a vida e patrimônio”, finaliza.

https://marilianoticia.com.br/wp-content/uploads/2021/08/WhatsApp-Video-2021-08-13-at-10.05.02.mp4

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
  • 2
    Clientes denunciam loja de shopping após suspeita de fraude na compra de celulares
  • 3
    Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário
  • 4
    Jovem reage com cotovelada em policial, tenta pegar arma, mas acaba detido com droga

Escolhas do editor

ACIDENTES DE TRABALHO
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último anoMortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
REVITALIZAÇÃO
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em MaríliaPrefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
MERCADO IMOBILIÁRIO
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em MaríliaFinanciamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa CascataCâmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata

Últimas notícias

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia
Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie