Total de franquias de comida em Marília cresce 17,5%
O número de franquias de alimentação existentes em Marília aumentou de 57 para 67, um crescimento de 17,5% na comparação entre o primeiro trimestre de 2021 e o mesmo período do ano passado, quando a Covid-19 ainda não havia chegado ao município.
Os dados foram obtidos de forma exclusiva pelo Marília Notícia com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e mostram que o segmento de alimentação na cidade cresceu de forma mais intensa do que no interior do Estado de São Paulo de modo geral, que teve variação de 11,7%.
Atualmente, o setor de alimentação concentra quase um terço de todas as unidades de franquias existentes no município.
Em Marília, o total de unidades de franquias cresceu 1% entre os três primeiros meses de 2020 e o trimestre equivalente deste ano, passando de 214 para 216. Já a quantidade de redes aumentou 3%, indo de 143 para 147.
O setor de alimentação mariliense teve o melhor desempenho, que também foi significativo no ramo de casa e construção (aumento de 10,5%). Este último segmento passou de 19 para 21 unidades de franquias.
Com crescimento mais tímido, mas ainda positivo, aparecem as franquias de saúde, beleza e bem-estar, que passaram de 38 para 39 unidades (mais 2,6%).
Por outro lado, houve diminuição nas unidades de franquia de hotelaria e turismo, de quatro para dois (menos 50%); comunicação, informática e eletrônicos, de dez para seis (queda de 40%); limpeza e conservação, de cinco para quatro (20% a menos); serviços educacionais, de 24 para 21 (-12,5%); e serviços automotivos, de 11 para dez (menos 9,1%).
Continuaram com o mesmo número de unidades de franquias nos períodos analisados, as franquias de moda (22 unidades), serviços e outros negócios (22) e entretenimento e lazer (duas).
Para o levantamento, a ABF leva em conta as informações referentes aos seus associados e ex-associados.