MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 20 jul. 2021

HBU já recebeu 40% do dinheiro da Prefeitura contra a Covid

por Leonardo Moreno

O Hospital Beneficente Unimar (HBU) é o principal destino dos empenhos feitos pela Prefeitura de Marília no combate à pandemia da Covid-19, de acordo com informações do Portal da Transparência do município.

Segundo levantamento realizado nesta terça-feira (20), com base na prestação de contas que envolve a destinação dos recursos carimbados desde o ano passado, o HBU é o destinatário de quase 40% da verba – mais precisamente, 39,2%.

Até o momento, ao todo, o município afirma ter empenhado R$ 54,3 milhões com foco no combate ao coronavírus e suas consequências.

Apenas para o HBU já foram destinados R$ 21,3 milhões da verba da Covid – fora outros convênios que o hospital possui com a Prefeitura. Vale lembrar que a instituição é referência no tratamento da doença aos marilienses.

Os valores destinados ao hospital, entre as despesas exclusivas com a Covid-19, representam aproximadamente três vezes mais do que os empenhos da Prefeitura com pessoal fixo, o equivalente a R$ 7,8 milhões – a segunda maior destinação.

A Santa Casa de Misericórdia de Marília aparece como a terceira maior destinação desse tipo de empenho, R$ 7,5 milhões. Ali também são internados moradores do município com Covid, mas as verbas repassadas pela Prefeitura representam um terço do que está sendo pago ao HBU.

No momento, o Hospital Beneficente Unimar disponibiliza 26 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 de enfermagem, vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), exclusivos para pacientes com o coronavírus. Na Santa Casa, a oferta está um pouco abaixo da metade disso, respectivamente com 12 e 13 vagas de cada tipo.

No ranking de destinação de empenhos do Executivo mariliense contra a pandemia, aparecem na sequência a Gota de Leite (R$ 5,5 milhões) e o Hospital Espírita de Marília (R$ 1,1 milhão).

Todos os outros parceiros do município no fornecimento de serviços ou insumos para enfretamento da Covid-19 têm empenhos abaixo de R$ 1 milhão desde o ano passado até o momento.

HBU

Em reposta ao Marília Notícia, a superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva, explicou que “os recursos foram empregados 100% em prestação de serviço a pacientes com síndrome respiratória, desde os pacientes Covid confirmados como [também] os pacientes suspeitos de Covid”.

A destinação, de acordo com a superintendente, cumpre orientação do Ministério da Saúde. “Os pacientes que tinham sintomas respiratórios não poderiam ser internados em leitos comuns e sim nesses leitos que ficaram exclusivos para pacientes com síndrome respiratória”.

De acordo com Márcia, “o cuidado com esses pacientes, que a gente vem fazendo desde março de 2020, é um cuidado extremamente delicado e com custo extremamente elevado”.

A superintendente do HBU explica que “mesmo os recursos que vieram do Governo Federal e os recursos que estão a vir do município, que a gente ainda não teve esse repasse, eles são recursos que a instituição ainda tem que entrar com contrapartida”.

Márcia detalha que o tratamento da doença é “caríssimo” inclusive pelos insumos que são utilizados e cita “medicamentos que começaram a faltar e a indústria farmacêutica elevou esses custos”.

Algo parecido também teria ocorrido com a paramentação das equipes. “A gente gasta demais com aventais, consumo de luva, máscara e todas essas questões que são fundamentais para o cuidado desses pacientes”.

Márcia reforça que o HBU é a primeira referência para o atendimento da Covid-19 em Marília e diz que “é isso que precisa ficar claro, que mesmo no início, quando não teve o pico de ocupação dos nossos leitos, como a gente vem mantendo desde dezembro do ano passado, a gente precisou ter equipes montadas esperando esses pacientes”.

“Como todo mundo sabe, o caro no cuidado e na assistência à saúde são os profissionais, sim, porque a gente precisou ter médicos especializados. E estão aí os resultados positivos que a gente obteve desde o começo da pandemia”, afirma a superintendente. “Muitas pessoas foram curadas, graças a Deus. Infelizmente, perdemos algumas vidas, a doença é avassaladora”.

“Mas é isso, acho que temos muito mais a comemorar do que lamentar. E com um custo relativamente suportável ao sistema, visto que no resto do país se gastou igual ou muito mais. Em alguns estados se começou a contratar Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até com preço mais caro. O custo de diária UTI Covid no SUS é de R$ 1,6 mil, isso hoje o privado não consegue disponibilizar em um custo abaixo de R$ 3,2 mil”, completa a superintendente.

Marcia finaliza dizendo que “essa é a diferença, a lacuna, o ônus de a gente se disponibilizar, ser um hospital filantrópico e cumprir com a nossa missão”.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Polícia Civil investiga morte de bebê de três meses na zona norte de Marília
  • 2
    Polícia investiga motorista que fugiu após deixar motociclista ferida em Marília
  • 3
    Inscrições para sorteio de moradias da CDHU terminam nesta quarta-feira
  • 4
    Polícia retira 718 porções de drogas das ruas e prende suspeito em Marília

Escolhas do editor

PERÍCIA
Polícia Civil investiga morte de bebê de três meses na zona norte de MaríliaPolícia Civil investiga morte de bebê de três meses na zona norte de Marília
Polícia Civil investiga morte de bebê de três meses na zona norte de Marília
TERREMOTO
Terremotos na Venezuela preocupam imigrantes em MaríliaTerremotos na Venezuela preocupam imigrantes em Marília
Terremotos na Venezuela preocupam imigrantes em Marília
CONEXÃO
MN TV: Transmissão travada na hora do jogo? Aí não dá!MN TV: Transmissão travada na hora do jogo? Aí não dá!
MN TV: Transmissão travada na hora do jogo? Aí não dá!
TRANSPARÊNCIA
Marília mantém nota A em ranking do Tesouro Nacional sobre gestão fiscalMarília mantém nota A em ranking do Tesouro Nacional sobre gestão fiscal
Marília mantém nota A em ranking do Tesouro Nacional sobre gestão fiscal

Últimas notícias

Festa na Roça reúne gastronomia, artesanato e turismo rural neste domingo
Marília intensifica atendimento à população em situação de rua durante o inverno
Prefeitura altera expediente durante jogo do Brasil pelas oitavas da Copa
Espaço da Criança terá atrações culturais gratuitas em Padre Nóbrega neste domingo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie