Casos positivos apresentam redução em Tupã

Gráfico mostra redução (Imagem: Divulgação)
Segundo a Prefeitura de Tupã (distante 75 quilômetros de Marília), os boletins epidemiológicos do último mês têm apresentado redução na quantidade de positivados. Com a manutenção dos índices de recuperados, o número de pessoas em período de transmissão saiu da casa da centena pela primeira vez desde 14 de janeiro de 2021.
Entre as medidas adotadas na cidade para rastrear o vírus e diagnosticar mais rapidamente as infecções pelo coronavírus, está a ampliação da capacidade de testes do Laboratório Municipal e a criação da Unidade Covid, com uma estrutura exclusiva para casos confirmados ou com sintomas iniciais da doença.
Dos 3.832 testes realizados no município em junho, 2.482 foram feitos apenas na Unidade Covid, sendo 830 deles positivos.
No primeiro dia de atividade, no dia 3 do mês passado, foram 59 confirmações da doença, contra 14 registradas em 30 de junho.
“O laboratório municipal é o único da região a possuir todas as metodologias específicas para o diagnóstico de Covid. Os resultados são realizados ‘in house’, garantindo detecção precoce, facilitando o isolamento e o tratamento do paciente”, declara o diretor do laboratório, Edi Iacida.
A diminuição de mais de 76% também pode ser comprovada pelos índices de precisão das metodologias adotadas. Os testes sorológicos têm 99,60% de sensibilidade, as análises do tipo Elisa chegam a 95,4%, e a detecção de antígenos virais alcança 96,7% de confiabilidade.
Três indicativos da pandemia no município se mantêm de forma decrescente há pelo menos cinco semanas: a queda no número de exames para pacientes com síndromes gripais; o número de pessoas em período de transmissão; e a média móvel de casos confirmados.
Em relação aos índices de infecção, na semana epidemiológica de 1º a 7 de junho, havia em média 96 casos positivos por dia.
Neste período, a média diária caiu para 18 positivos. No mesmo tempo, a cidade registrou queda de 86,72% no número de pessoas doentes, passando de 746 para 99 em 30 dias.

Gráfico municipal (Imagem: Divulgação)