MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Tecnologia
ter. 06 jul. 2021

Governos são os principais alvos de hackers, diz estudo

por Agência Estado

As diferentes esferas dos governos do Brasil são o alvo preferido para ataques cibernéticos, aponta estudo da consultoria especializada em cibersegurança TrendMicro obtido com exclusividade pelo Estadão. O dado destoa de outros países, onde essa categoria não é a mais atacada por hackers.

O segmento governamental correspondeu a 35,3% das ameaças em 2020, na frente de indústria (9,7%) e saúde (9,2%). Em 2019, o governo também foi líder com 40% dos ataques, mas o segundo colocado foi a área de saúde, com 11%, e indústria, com 9%.

Na comparação global em 2020, indústria toma o primeiro lugar do ranking, com 19,1% das empresas, seguida por governo (13,9%), educação (10%) e saúde (9,6%). No ano de 2019, a estrutura se manteve igual, com pouca variação porcentual.

De acordo com Renato Tocaxelli, especialista da TrendMicro, um dos motivos para os governos serem alvo preferencial no Brasil é a fragilidade das informações, que são mais abertas e divulgadas do que em empresas fechadas.

Além disso, Tocaxelli critica o fato de as licitações governamentais em busca de fornecedores não levarem em conta fatores de cibersegurança, e sim o preço final, geralmente mais barato e menos fortificado. Isso traz outro problema, que é reabrir a licitação, deixando as plataformas sem segurança: “A burocracia da desclassificação de um fornecedor, assim como de recomeçar o processo de compras, deixa o órgão ainda mais vulnerável e exposto por muito mais tempo”, explica Tocaxelli.

Outro fator citado pelo analista é o do ‘ego’, em que atacar um governo ‘pega bem’ entre os hackers, o que demonstraria a força e o talento do atacante. “Os criminosos seguem direcionando ataques ao governo, em que dificilmente o evento será escondido. Isso dá mais visibilidade, o que gera mais repercussão e impacto”, explica.

No relatório, a TrendMicro afirma que, até maio de 2020, o segmento governamental continuava a ser o alvo preferido para ataques no Brasil, assim como indústria se mantém no topo do cenário mundial.

O ano do megavazamento

Em janeiro deste ano, dados de cerca de 223 milhões de CPFs, 104 milhões de registros de veículos e 40 milhões de CNPJs foram colocados à venda em um fórum na internet. O vazamento foi tratado por especialistas como o mais grave da história do Brasil. Até hoje não se sabe de onde os dados foram extraídos – em março, dois homens foram presos como suspeitos de terem participado do crime. Como mostrou o Estadão, entre os dados vazados, havia informações de autoridades, como os 11 ministros do STF.

Especialistas em cibersegurança afirmam que a quantidade de ciberataques aumentou conforme cresceu a digitalização das empresas e dos indivíduos, que não fortificaram suas redes contra agentes externos.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 3
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília
  • 4
    Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso

Escolhas do editor

SEQUESTRO
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois diasJovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
VÍDEO
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimentoGrupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
POLÍTICA
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em MaríliaBild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Últimas notícias

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator
Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie