Fundo Social e sociedade civil organizam campanhas no inverno
O Fundo Social de Solidariedade – grupo que trabalha de forma voluntária, sob presidência da primeira-dama Selma Regina Alonso – e outras instituições cidade, como escolas, empresas e Organizações Não Governamentais (ONGs), promovem campanhas para auxílio à população no inverno.
Em função da crise sanitária, a tradicional Campanha do Agasalho, com realização local e coordenação estadual, não será realizada. A iniciativa mobiliza grande número de pessoas, para captação e triagem, o que acabou tornando a execução inviável pelo segundo ano consecutivo.
Porém, o Fundo Social promove a Campanha Cobertores Solidário, uma ação para coleta específica de peças novas, que serão doadas à população vulnerável.
Para participar basta levar a doação à sede do Fundo Social, localizada na rua Nove de Julho, 1.600 – entre a avenida Santo Antônio e a rua Vinte e Quatro de Dezembro. As doações podem ser unitárias ou ainda organizadas por empresas ou grupos de amigos.
SESI/SENAI
As unidades locais do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realizam um mutirão para arrecadar roupas de inverno, mantas e cobertores para a distribuição às mais de 500 organizações parceiras cadastradas no Estado.
Este ano, a Campanha do Agasalho será simultânea à campanha Doe Alimentos, que foi iniciada no final de março e continuará, ainda sem data para finalizar.
Os donativos podem ser levados nas unidades do Sesi ou do Senai em Marília, respectivamente, na avenida João Ramalho, 1.306, e avenida Sampaio Vidal, 1.079.
AMIGOS DO BAR
“Toda roupa tem uma história. Escolha um final feliz!” é o tema da Campanha do Agasalho 2021, promovida pela Associação dos Amigos Solidários de Marília – Amigos do Bar – em parceira com entidades locais.
A campanha começou no dia 24 de maio e segue até o dia 15 de julho, com apoio da Unimed. Podem ser doados cobertores e agasalhos novos ou em bom estado. Simultaneamente, segue a campanha de doação de fraldas geriátricas e infantis.
A coleta está sendo feita no Espaço Viver Bem da Unimed Marília, Banco do Brasil, Banco Sicredi, Amigos do Bar e Polícia Rodoviária Estadual.
GABRIEL MONTEIRO
Alunos da escola estadual Gabriel Monteiro da Silva, em Marília, lançaram projeto de varal solidário com a exposição de roupas para serem retiradas por pessoas em situação de vulnerabilidade.
O varal foi montado em frente à escola para quatro horas de atividades em doações que inovam a campanha do agasalho na unidade. O gesto é simples: “quem pode, doa. Quem precisa, pega”.
A comunidade escolar arrecadou as roupas que estão expostas no varal para doação. O objetivo é disponibilizar agasalhos, calças, sapatos, para que as pessoas possam suprir suas necessidades.
A escola fica na avenida Santo Antônio, 981. Mais informações sobre a iniciativa, como datas, período para doação ou parceiras, pelo telefone (14) 3433-1762.
ACIM/CMEC
O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), ativo na Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), promove a própria Campanha do Agasalho.
O grupo atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada.
A Acim fica na rua Vinte e Quatro de Dezembro, 678, no Centro. Mais informações pelo telefone (14) 3402-3300.
ROTARY
Clubes do Rotary em Marília, em parceria com a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), realizam Drive-thru do Agasalho em Marília. Foram dois fins de semana de ações; a iniciativa se repete nos dias 25 e 26 deste mês.
Podem ser doadas roupas, calçados e cobertores, além de produtos de higiene pessoal, enxoval e fraldas. Novos mutirões ainda devem ser realizados neste inverno. A Associação fica na avenida das Esmeraldas, 1.001. Mais informações e parcerias pelo telefone (14) 9 9102-0503.