Como descobrir se seu smartphone está com vírus
Enquanto ter um antivírus para proteger o computador é visto como algo comum, poucas são as pessoas que têm esses programas em seu smartphone. Segundo uma pesquisa realizada pela Kaspersky Lab e pela B2B Internacional, 3 em cada 10 , aparelhos com sistema operacional Android não têm nenhuma proteção contra malwares.
Ainda que os aparelhos Android estejam mais suscetíveis aos vírus, isso não quer dizer que os celulares com iOs ou Windows Phone não possam ser contaminados. O vírus acaba entrando pelo celular quando o usuário baixa um aplicativo “contaminado” ou visita algum site hackeado que encontra uma vulnerabilidade no sistema operacional do aparelho e instala a praga.
Quando o smartphone começa a ficar lento para abrir aplicativos, ligar ou tirar fotos, o usuário pode desconfiar que o aparelho foi infectado. Normalmente esse comprometimento acontece de forma rápida, tipo de um dia para o outro, e ocorre porque alguns vírus consomem muita memória do celular. Descubra se o seu celular está com vírus:
Telefone quente
Sabe quando você está assistindo a um vídeo e sente que ele fica quente? Então, os vídeos exigem bastante do processador gráfico, que esquenta o aparelho. Mas pouco tempo depois já volta a esfriar. Alguns vírus que exigem um processamento alto também podem esquentar o aparelho. A diferença é que quando é por conta do vírus, o celular fica quente mesmo quando não é usado”.
Problemas no navegador
Este vírus é semelhante ao de computador. Quando o usuário abre o navegador e tenta fazer uma busca, ele redireciona para um outro site. A praga muda à navegação do celular, configura páginas iniciais que não foram solicitadas.
Pop-ups indesejados
Alguns tipos de vírus fazem com que pop-ups de conteúdo adulto apareçam enquanto o usuário navega pela internet com o celular. Nem adianta clicar no ‘X’, pois o conteúdo aparece mais tarde.
Fonte: UOL