MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Esportes
qua. 09 jun. 2021

Seleção brasileira retorna do Paraguai sem tomar vacina

por Amanda Brandão

A seleção brasileira voltou do Paraguai após a vitória sobre os donos da casa, por 2 a 0, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, nesta terça-feira, sem receber a primeira dose da vacina contra covid-19. Incertezas sobre a aplicação da segunda dose inviabilizaram os planos de imunização do departamento médico da CBF. Embora a vacinação não seja obrigatória para a disputa da Copa América, jogadores e funcionários que desejassem receberiam as doses.

A vacinação da seleção brasileira aconteceria na sede da Conmebol, em Assunção. A dúvida sobre a aplicação da segunda dose motivou a desistência da CBF. A confederação sul-americana recebeu 50 mil doses do laboratório chinês Sinovac Biontech para os membros das seleções e clubes de seus dez países filiados. As doses estão sendo distribuídas para os elencos profissionais do futebol sul-americano, masculinos quanto femininos. Árbitros e comissões técnicas estão incluídos.

O departamento médico da seleção esperava receber uma autorização, por meio de portaria do Ministério da Saúde, para importar as vacinas e aplicá-las no País. Mas não conseguiu. Os participantes da Copa América não entraram no grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização (PNI), medida que foi adotada para os atletas que vão disputar os Jogos de Tóquio. De acordo com a legislação atual, as vacinas que entram no País devem ser destinadas ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Também existe preocupação do corpo médico da seleção quando ao melhor momento de aplicação da segunda dose. As vacinas da Sinovac precisam ser aplicados com um intervalo de até 28 dias. Com isso, a imunização seria completada durante a Copa América, o que não é recomendado pelos especialistas. Existe a possibilidade de reações após a vacinação, como febre e dores musculares. Além disso, muitos atletas vão voltar para a Europa, o que poderia causar conflito de entre os laboratórios fabricantes das vacinas, em caso de aplicação da segunda dose por lá.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou na segunda-feira, 7, que a vacinação das comitivas não será obrigatória. “Exigir-se a vacinação ou vacinar os atletas neste momento não traria imunidade até o início da competição”, afirmou Queiroga, durante entrevista coletiva nesta segunda-feira. Segundo o coordenador operacional da competição, André Pedrinelli, os jogadores e comissão técnica dos países participantes farão um teste diagnóstico para a covid-19 a cada 48h.

A realização do evento esportivo em território brasileiros acontece após a recusa da Colômbia, por conflitos políticos internos, e da Argentina, pelo agravamento da pandemia. O Brasil faz a abertura do evento no domingo, diante da Venezuela, no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).

A pandemia afetou os torneios de seleções organizados pela Conmebol. No ano passado a Copa América precisou ser adiada e será disputada agora. Em 2021, foi a vez de as Eliminatórias sentirem o impacto. As rodadas previstas para março foram desmarcadas. Entre competições de clubes, a Libertadores permaneceu paralisada em 2020 por cerca de seis meses.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Motorista morre após passar mal ao volante e invadir a contramão na SP-294
  • 2
    Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
  • 3
    Imagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de Marília
  • 4
    Acidente entre carreta e caminhão provoca lentidão no Contorno

Escolhas do editor

SESC MARÍLIA
Obras do Sesc Marília sofrem novo atraso e inauguração fica para o segundo semestreObras do Sesc Marília sofrem novo atraso e inauguração fica para o segundo semestre
Obras do Sesc Marília sofrem novo atraso e inauguração fica para o segundo semestre
RECUPERAÇÃO
Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem altaDepois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
Busca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbanoBusca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbano
Busca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbano
LEGISLATIVO
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em MaríliaPrefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília

Últimas notícias

Ginásio Neusa Galetti recebe limpeza e manutenção em área esportiva
Marília registra avanço no consumo de cultura, aponta pesquisa estadual
Obras no Jardim Ismael entram em nova fase com avanço da pavimentação
Programa arrecada R$ 12 mil e garante 406 cobertores em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie