Prefeitura intensifica fiscalização e faz 35 flagrantes
A Prefeitura de Marília intensificou a fiscalização contra infrações às regras de combate à pandemia da Covid-19 na última semana, incluindo o período que envolve o feriado prolongado de Corpus Christi, celebrado na última quinta-feira (3).
Nos últimos sete dias foram feitos ao menos 35 flagrantes de irregularidades, entre eles, três em festas clandestinas, inclusive em um buffet infantil. Até mesmo uma das feiras livres realizadas na cidade precisou ser evacuada.
Ainda foram fechados três campos de lazer – atualmente proibidos de funcionar – e autuados e/ou esvaziados 28 estabelecimentos – como restaurantes, bares, lanchonetes e trailers -, que estavam funcionando fora do horário permitido.
O aumento da fiscalização veio justamente após o Marília Notícia denunciar, no dia 31 de maio, que no fim de semana anterior ocorreu total descumprimento das normas previstas no Plano São Paulo.
Está em vigor, por exemplo, o toque de restrição, decretado pelo Governo do Estado, que prevê o encerramento das atividades não essenciais às 21h.
Em muitos casos, as ocorrências foram encaminhadas à Polícia Civil para conhecimento e providências, pois contrariam o artigo 268 do Código Penal Brasileiro por infringir determinação do Poder Público, destinada a impedir propagação de doença contagiosa.
A Polícia Militar também apoiou as ações de fiscalização encabeçadas pela administração municipal.
TERÇA-FEIRA (1º)
Um reforço nas ações fiscalizatórias pôde ser percebido já na terça-feira (1º) da semana passada, como uma espécie de recado dado pelo Poder Público.
Naquela data, Vigilância Sanitária e Fiscalização de Posturas autuaram dez estabelecimentos do segmento de bar, lanchonete e restaurante, funcionando depois das 21h; interrompeu uma festa no Campus Universitário; e interditou um novo campo de futebol society.
QUARTA-FEIRA (2)
Na véspera do feriado, quarta-feira (2), foi realizada a evacuação de três restaurantes, um bar e dois campos de lazer.
QUINTA-FEIRA (3)
No feriado, foram autuados e evacuados mais três restaurantes, uma lanchonete e sete trailers de lanche. Além disso, a feira livre noturna, que funciona na avenida das Industrias, também foi evacuada.
SEXTA-FEIRA (4)
Na sexta-feira, um baile com DJ ao vivo na Zona Sul foi interrompido e autuado pelas autoridades. Além disso, foram advertidos e evacuados mais dois restaurantes e 15 trailers de lanche.
SÁBADO (5)
No sábado (5), a fiscalização interrompeu uma festa em um buffet infantil na zona Leste. O responsável foi autuado pelas autoridades sanitárias. Na mesma data, foram advertidos e evacuados mais um trailer de lanches no distrito de Lácio, um trailer de lanches na Praça São Miguel e uma lanchonete no Centro da cidade.