Dieta: Nova farinha promete detonar as gordurinhas
Um pequeno grão africano está dando o que falar! O teff é um cereal com origem na Eritreia e Etiópia que, apesar da pequena dimensão, possui uma alta concentração de nutrientes e, por isso, ficou conhecido como superalimento. E tem mais: ajuda a emagrecer e pode substituir a farinha de trigo, em receitas de pães, tortas e panquecas, sem problemas.
Há séculos este grão faz parte da alimentação da população da Etiópia e da Eritreia. Nesses países, o teff é muito usado para preparar a injera, um tipo de panqueca. Apesar de ser muito usado neste continente, o teff só ganhou fama depois que seu potencial nutritivo foi descoberto por fãs de comida saudável. Aí, não deu outra: o alimento começou a fazer sucesso nos Estados Unidos, na Europa e, recentemente, desembarcou no Brasil!
BENEFÍCIOS DA FARINHA
- Rica em nutrientes como cálcio, ferro, cobre, alumínio, bário, fósforo e magnésio, a farinha de teff auxilia na recuperação dos músculos após exercícios físicos.
- Com carboidratos complexos, ela ajuda no controle dos níveis de glicose no sangue e mantém a saciedade por mais tempo.
- Diferentemente da farinha de trigo, a de teff é livre de glúten e, por isso, ideal para quem é celíaco (ou seja, intolerante ao glúten).
COMO USAR NO DIA-A-DIA
O teff pode substituir a farinha de trigo em receitas de pães, massas, panquecas, biscoitos, espessantes de caldos e molhos! Mas, para fazer esse tipo de substituição, há um truque. É só substituir a quantidade de farinha de trigo por 1/4 de farinha de teff. A substituição não altera o sabor dos alimentos, porque as farinhas são muito semelhantes. A farinha de teff combina com assados escuros, como bolo de chocolate e waffles. Você ainda pode consumir a farinha com frutas, sucos, iogurte e até sopas.
Fonte: Viva Mais