MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Política
seg. 24 maio. 2021

Exército apura ida de Eduardo Pazuello a ato político

por Agência Estado

Acompanhado pelo ex-ministro da Saúde general Eduardo Pazuello, pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e mais uma dezena de apoiadores – todos sem máscaras e sobre um carro de som – o presidente Jair Bolsonaro discursou ontem para milhares de apoiadores no Aterro do Flamengo, no Rio

A presença de Pazuello, uma general de divisão da ativa, em manifestação político-partidária sem que ele exerça cargo no governo que justifique sua ida ao local, causou constrangimento na cúpula do Exército e reações de políticos. O comando da Força deve tratar do caso nesta segunda-feira. É que a legislação – o Estatuto dos Militares e o Regulamento Disciplinar – proíbem que militares da ativa participem desse tipo de ato ou se manifestem politicamente. Recentemente, a instituição apertou o cerco a oficiais que faziam posts políticos em redes sociais.

Na quarta-feira, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, disse à Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara que militares da reserva podem ir a manifestações, ao contrário de quem está na ativa. “Os da ativa não podem e serão devidamente punidos se aparecerem em manifestações políticas”. A exceção são as manifestações autorizadas pelo comando.

Mas o comandante do Exército, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, foi surpreendido pela presença de Pazuello no Aterro do Flamengo O PSDB divulgou nota na qual criticou a presença de Pazuello no evento. “Um general de divisão do Exército Brasileiro participando de um evento de natureza política não condiz e não respeita a instituição da qual faz parte. Como instituições do Estado brasileiro, nossas Forças atingiram grau de maturidade institucional e o respeito de toda sociedade.” O presidente do Cidadania, Roberto Freire, pediu a punição de Pazuello. “O Alto Comando do Exército não pode deixar passar tal gesto de quebra de hierarquia e indisciplina.” Segundo ele, as Forças Armadas devem deixar claro que não serão transformadas em instrumento político.

Com a máscara no queixo, Pazuello passou no meio da multidão de apoiadores e subiu ao carro de som onde estava o presidente. Já sem máscara, um sorridente Pazuello acenou para os manifestantes Bolsonaro chamou o ex-ministro de “nosso gordinho”. Ao depor na CPI da Covid, Pazuello foi questionado sobre ter aparecido sem máscara em um shopping em Manaus. Ele admitiu o erro e pediu desculpas. No domingo, no entanto, não houve essa preocupação.

No ato, Bolsonaro afirmou lamentar “cada morte no Brasil, não importa a motivação da mesma”. “Mas nós temos que ser fortes, temos que viver e sobreviver. Fique bem claro: o meu Exército Brasileiro jamais irá às ruas pra manter vocês dentro de casa”. A fala encerrou um passeio de moto no Rio. Entre os apoiadores, uma minoria usou máscaras. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, criticou o ato. “Previsível espetáculo de covarde omissão que ignora hospitais lotados e a nova cepa indiana. Pobre do Brasil, pobre do meu Rio.” (Colaborou Pedro Venceslau)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Cantor é preso por descumprir protetiva e agredir ex-esposa em condomínio
  • 2
    Mulher fica gravemente ferida em acidente no Centro; imagens impressionam
  • 3
    Polícia Civil de Marília deflagra operação e cumpre nove mandados
  • 4
    Sobrado é parcialmente interditado após desabamento no bairro Cascata

Escolhas do editor

SUS
HC inaugura novo acelerador linear e amplia radioterapia em MaríliaHC inaugura novo acelerador linear e amplia radioterapia em Marília
HC inaugura novo acelerador linear e amplia radioterapia em Marília
Azul Viagens Marília anuncia descontos de até 25% off em resorts selecionadosAzul Viagens Marília anuncia descontos de até 25% off em resorts selecionados
Azul Viagens Marília anuncia descontos de até 25% off em resorts selecionados
ÁGUA E ESGOTO
RIC Ambiental tenta arquivar ação contra a Prefeitura na Justiça de MaríliaRIC Ambiental tenta arquivar ação contra a Prefeitura na Justiça de Marília
RIC Ambiental tenta arquivar ação contra a Prefeitura na Justiça de Marília
PODER JUDICIÁRIO
Justiça marca audiência em caso que envolve secretária da EducaçãoJustiça marca audiência em caso que envolve secretária da Educação
Justiça marca audiência em caso que envolve secretária da Educação

Últimas notícias

HC inaugura novo acelerador linear e amplia radioterapia em Marília
Azul Viagens Marília anuncia descontos de até 25% off em resorts selecionados
RIC Ambiental tenta arquivar ação contra a Prefeitura na Justiça de Marília
Câmara dos Deputados rejeita por maioria a cassação de Carla Zambelli

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie