Doações à ação Vacina Contra a Fome têm queda de 60%
Após o primeiro impacto com o lançamento, a campanha Vacina Contra a Fome – criada pelo Governo do Estado de São Paulo e executada pelos municípios – teve queda acentuada nas arrecadações em Marília. Menos de 40% do total angariado nas primeiras ações têm sido coletados atualmente.
Em abril, em uma força-tarefa que levou cerca de 1,5 mil pessoas para serem vacinadas, no ginásio de esportes da Universidade de Marília (Unimar), a Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) arrecadou meia tonelada de alimentos não perecíveis.
A média foi de um quilo para cada três moradores que passaram pelo local. Nas mais recentes ações de imunização, entretanto, com o mesmo público ou até superior, o total de donativos recebidos fica em torno de 200 quilos.
No início de maio, foram entregues seis toneladas de alimentos arrecadados na ação. Parte foi encaminhada para o Fundo Social de Solidariedade distribuir e outra metade já entregue a entidades parcerias, que atuam nos territórios, atendendo famílias em situação de extrema vulnerabilidade.
“Podemos muito mais. Precisamos de muito mais. É importante salientar que a doação de um quilo de alimento é totalmente voluntária e não está vinculada à imunização, que é um direito do cidadão. Doa quem pode e quanto pode”, reforça a secretária Wania Lombardi, titular da pasta.
O objetivo é beneficiar famílias vulneráveis e com déficit nutricional, durante o enfrentamento da pandemia do coronavírus. A entrega pode ser feita nas grandes ações de vacinação, como no ginásio de esportes da Unimar, e também nas unidades de saúde da rede.
Os postos farão o encaminhamento aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximos. Todos os alimentos arrecadados serão entregues às entidades sociais cadastradas pelo Fundo Social de Solidariedade.
Entre elas estão instituições que cuidam de idosos, crianças e adolescentes, dependentes químicos e pessoas com deficiências, além de associações que entregam as doações diretamente às famílias carentes cadastradas.
VACINA CONTRA A FOME
Na região de Marília, 29 municípios aderiram oficialmente à Campanha. Para saber mais, basta acessar o www.vacinacontraafome.sp.gov.br.