MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 18 jul. 2015

MP propõe ação contra a Prefeitura por abandono de cemitério

por Marília Notícia

cemitério-pe-nóbrega-2O MP (Ministério Público), por meio do Promotor de Justiça do Consumidor e Meio Ambiente, José Alfredo de Araujo Sant’Ana, propôs à Justiça de Marília Ação Civil Pública contra a Prefeitura em decorrência do estado de abandono do cemitério de Padre Nóbrega (foto acima).

No dia 22 de maio de 2014, a ONG Marília Transparente (Matra) denunciado o descaso. A entidade apurou em visita ao cemitério, que o lugar encontrava-se em situação precária, em aparente estado de abandono, com vielas intransitáveis e placas de identificação de túmulos sem lápides jogadas pelo chão de terra.

Não bastasse a falta de conservação, outro fato gravíssimo pode estar ocorrendo conforme denúncia contida no Requerimento nº 0480/2014, do Vereador Silvio Harada.

O pedido, aprovado pelo plenário da Câmara na sessão de 22 de abril de 2014, pede que “seja encaminhado ofício solicitando ao Prefeito Municipal, através dos órgãos competentes, informar quais são os procedimentos utilizados para o sepultamento de indigentes em nosso município; uma vez, a situação precária do cemitério apontada no distrito de Padre Nóbrega, onde segundo informações, vem ocorrendo irregularidades no sepultamento de indigentes, realizados em valas comuns, ou seja, diretamente na terra, sem jazigos (base de concreto com túmulos)” (sic).

O vereador-autor do requerimento solicita, ainda, “uma averiguação dos fatos junto à Vigilância Sanitária e à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cestesb), haja vista que tal prática contribui diretamente para contaminação do meio ambiente e degradação do solo”.

Assim, os fatos apontaram para uma possível ineficiência na prestação do serviço público da administração do cemitério, da competência do município, com possível prejuízo a dignidade da pessoa humana, saúde e meio ambiente.

Diante dessas informações, o MP notificou a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), a qual apontou as mesmas irregularidades denunciadas, além de afirmar que não existem corpos d ́água nas proximidades e que no sepultamento de pessoas carentes, as urnas funerárias são depositadas diretamente no solo, no fundo das covas, sem qualquer revestimento de proteção.

A Cetesb, então, solicitou à Prefeitura a realização de uma campanha de sondagem do solo a fim e determinar a real profundidade do nível do lençol freático para evitar a contaminação ambiental. Para a Companhia, “qualquer cemitério, para funcionar de forma adequada, não só no que diz respeito à questão ambiental, deve estar provido da infraestrutura mínima necessária, tais como vielas pavimentadas, com guias e sarjetas, além de um adequado sistema de galerias de drenagem das águas pluviais”.

Também foi informado ao MP que até 09 de março de 2015 a Prefeitura não apresentou o relatório de sondagem de solo na área do cemitério do Distrito de Padre Nóbrega. Notificado para assinar termo de ajustamento de conduta visando adotar providências no cemitério de Padre Nóbrega, o prefeito Vinícius Camarinha não compareceu.

Agora, caso a Justiça aceite a proposição de Ação Civil Pública,  prefeitura será obrigadas a realizar as melhorias, além de pagar multa caso descumpra a decisão.

Fonte e foto: Matra

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie