Mapa desenvolvido pelo MN revela áreas com maior risco de furto
O Mapa dos Furtos de Veículos, desenvolvido pelo Marília Notícia com base em informações da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), é uma ferramenta de serviço público que revela as ruas e avenidas da cidade com maior risco ou menos seguras.
Com base nas informações disponíveis nos gráficos existentes nesta reportagem, os marilienses podem descobrir se a rua ou avenida em que moram ou trabalham é segura e não oferece perigo ao seu patrimônio.
No mapa acima, por exemplo, constam informações a respeito de mais de mil boletins de ocorrência envolvendo furto de automóveis, motocicletas, camionete, utilitários e caminhões em Marília, entre 2016 e 2020.
Cada uma das marcações indica um veículo furtado naquele endereço. Ao clicar nelas, o leitor terá acesso a detalhes do crime, como a data e o período da ocorrência.
Consta inclusive o tipo de veículo, modelo e ano, marca e cor e se houve prisão em flagrante naquele determinado caso.
Também foi desenvolvido pelo MN o box abaixo, que permite a consulta por logradouros. Assim, a informação devolvida após a pesquisa é referente ao número de furtos de veículos naquela via no período dos dados levantados.
DADOS
No levantamento junto à SSP, a reportagem só levou em conta os furtos ocorridos em vias públicas e descartou os boletins de ocorrência sem informações sobre o endereço.
Também foram excluídos os registros complementares, sendo mantidos apenas os principais. Muitas vezes são feitos adendos para informar, por exemplo, onde foi feita a localização do veículo.
Algumas informações importantes observadas na pesquisa dizem respeito às vias públicas com maior número de furtos.
A avenida República e rua Lima e Costa são as campeãs, com 22 casos cada. Em seguida, aparecem as avenidas Nelson Spielmann (20 registros) e Sampaio Vidal (19), ruas Arco Verde e 15 de Novembro (15 cada) e avenida Brasil e rua Quatro de Abril (12 cada).
Já o bairro com maior número de furtos de veículo é o Alto Cafezal, com 181 casos. Em seguida aparece a área rural, com 127 casos, e os bairros Prolongação do Palmital (62), Jardim Marília (55), Fragata Seções A e B (48), Palmital (37), Nova Marília (32), Cascata (29), Fragata Seção D (17) e Jardim Santa Antonieta 2 (17).
Já entre os veículos mais furtados, as três primeiras posições envolvem motocicletas: 66 furtos de Honda/CG 125 Titan KS, 29 de Honda/CBX 250 Twister e também 29 de Honda/CG 125 Fan. Só então aparece o primeiro carro, VW/GOL CL com 28 ocorrências.
Veja abaixo também um infográfico com a evolução dos casos de furtos a veículos em Marília nos últimos anos.