Selj incentiva atletas e técnicos na doação de sangue
Tem início nesta próxima segunda-feira (19) a 2ª edição da campanha de doação de sangue promovida pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Selj). Ação incentiva técnicos, atletas e paratletas que atuam na pasta a doarem sangue.
A iniciativa, intitulada “Esporte pela Vida”, tem o objetivo de mobilizar o maior número pessoas possível para garantir bolsas de sangue ao Hemocentro. Campanha é realizada até o dia 14 de maio.
O secretário Daniel Sabino (Badinho) reconhece que o momento para angariar o maior número de doadores é complicado, diante da pandemia, mas encoraja a todos para que façam este gesto de amor ao próximo.
“Infelizmente nossas atividades estão paralisadas devido à situação, porém gostaríamos que os atletas, técnicos e as pessoas em geral pudessem fazer a doação já que o estoque de sangue do Hemocentro está baixo. O prefeito Daniel Alonso nos pediu para que a Selj sempre desenvolva campanhas sociais como esta”, destaca o gestor da pasta.
Podem doar sangue pessoas que estão em bom estado de saúde, que têm entre 16 e 69 anos, e estejam pesando mais de 50 kg. Além disso, é preciso apresentar um documento oficial com foto.
Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis legais.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.
O Hemocentro atende doadores de sangue, das 7h às 13h, de segunda a sábado, com ou sem agendamento. Interessado também pode ligar no (14) 3434-2541. É obrigatório o uso de máscara.
A 1ª edição da campanha foi realizada em setembro do ano passado e foi considerada um sucesso pela organização.