Dieta: afine 1 kg por semana com a farinha de coco
Quer emagrecer? Farinha de coco é a solução! Feita da casca e da polpa da fruta, uma colher (sopa) dela tem cerca de 2,5 g de fibras – duas vezes mais do que a versão de trigo!
Outro ponto positivo: a farinha libera açúcar no sangue de forma lenta, equilibrando as taxas de glicose que, em excesso, dispara a fome e tem ação inflamatória, fazendo o corpo acumular mais gordura. A farinha ainda é indicada na prevenção e controle de diabetes, doenças cardíacas e até câncer.
Receita da farinha de coco caseira
Nas lojas de produtos naturais e até em alguns supermercados é possível encontrar a farinha de coco pronta para consumo. Elas custam cerca de R$ 15. Mas, você pode fazê-la em sua casa, gastando pouco! Veja como preparar:
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de coco ralado fresco
- 1 e 1/2 xícaras (chá) de água quente (sem ferver)
Preparo: em um refratário, coloque o coco e a água. Deixe descansar por 15 minutos e bata no liquidificador. Utilize um pano para coar, espremendo até tirar a água. Coloque a polpa em uma travessa e leve ao forno a 100°C por 3 a 4 horas – ou até secar, virando de vez em quando para não queimar. Quando estiver seca, ficará amarela e não grudará nas mãos. Deixe esfriar e passe no processador. Quanto mais processar, mais fina a farinha ficará. Guarde em um recipiente fechado.
ADEUS, PRISÃO DE VENTRE!
A farinha também estimula o intestino preguiçoso a funcionar melhor. Porém, para não alcançar o efeito contrário ao desejado (ou seja, o endurecimento das fezes), tome cerca de 2 litros de água por dia.
GORDURA BOA, AMIGA DO CORAÇÃO!
Os triglicerídeos de cadeia média (TCM) – gordura encontrada no coco – são usados pelo organismo como fonte de energia. De acordo com um estudo do Centro de Pesquisa de Obesidade da Universidade de Columbia (EUA), pessoas que ingerem boas doses de TCM secam mais do que aquelas que não os consomem. Eles também diminuem a absorção das gorduras ingeridas na alimentação, melhorando o colesterol bom e reduzindo o ruim.
BOM EM DOCES E SALGADOS!
O ideal é ingerir de uma a duas colheres (sopa) ao dia da farinha para emagrecer. Vale salpicá-la nas frutas, no iogurte, no suco, no shake, no cereal, na sopa… Mas o melhor mesmo é trocar a farinha de trigo das receitas pela versão de coco. Assim, você aumenta o valor nutricional do alimento e evita a fome descontrolada. A farinha de coco é rica em vitaminas, ferro, cálcio e não tem glúten. Ou seja, celíacos podem comer.
CARDÁPIO
Confira abaixo uma dieta recheada de farinha de coco que irá ajudá-la a secar até 4 kg em um mês:
CAFÉ DA MANHÃ
1ª Opção: 1 omelete de 2 gemas, 3 claras, 1 col. (sopa) de farinha de coco, 1 col. (sopa) de cogumelo refogado e 1 col. (sopa) de alho-poró + Suco de 2 laranjas, 1/2 cenoura, 2 fol. de couve, 1 rodela fina de gengibre e 1 col. (sobremesa) de farinha de coco.
2ª Opção: 1 tapioca com 2 col. (chá) de chia e 2 fatias de queijo branco + suco de 1 maçã, 1 beterraba, 1 tangerina, 1 punhado de agrião, 1 rodela fina de gengibre e 1 col. (sob.) de farinha de coco
3ª Opção: 1 fatia de bolo feito com farinha de coco + suco de 2 rodelas de abacaxi, 1 punhado de hortelã, 1 maçã e 1 col. (sob.) de farinha de coco
LANCHE DA MANHÃ
1 maçã ou 1 pera ou 2 castanhas-do-pará
ALMOÇO
1ª Opção: A Salada de folhas verdes escuras à vontade. Tempero: limão e azeite + 1 fatia de suflê de legumes
2ª Opção: Salada de repolho com rúcula e salsinha à vontade. Tempero: limão e azeite + 3 col. (sopa) de batatadoce ao forno + 2 col. (sopa) de frango cortado em cubos ensopado com tomate e cúrcuma
3ª Opção: Salada de rúcula e agrião à vontade. Tempero: limão e azeite + 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 filé de peixe grelhado
LANCHE DA TARDE
1 iogurte desnatado com 4 morangos ou 1 rodela de melão + 2 col. (sopa) de granola sem glúten e açúcar
JANTAR
1ª Opção: 1 col. (sopa) de arroz integral + 1 col. (sopa) de couve-flor no vapor + 2 col. (sopa) de frango refogado no curry
2ª Opção:o B 1 pedaço de lasanha de berinjela e queijo branco ao sugo
3ª Opção: 1 posta de peixe assado com 2 col. (sopa) de legumes no vapor
Fonte: Viva Mais