Marília vacina mais 1.565 pessoas e arrecada quase 500 quilos de alimentos
Balanço divulgado pela Prefeitura de Marília, nesta segunda-feira (5), mostra que o município imunizou mais 1.565 idosos de 68 anos ou mais na ação de vacinação contra a covid-19, realizada no último sábado (3), no ginásio da Unimar, e conseguiu arrecadar quase 500 quilos de alimentos.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, foram vacinados marilienses desta faixa etária, que já haviam feito ao cadastro prévio no link https://servicos.marilia.sp.
Além da imunização, na data também teve início a campanha “Vacina Contra a Fome”, promovida pelo governo estadual. Ação prevê que cada pessoa apta a se vacinar contra a Covid-19 faça a doação voluntária de um quilo de alimento não perecível. O objetivo é beneficiar famílias vulneráveis e com déficit nutricional durante a pandemia. Em Marília, a campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, com apoio do Fundo Social de Solidariedade.
“A gente lembra que essa doação não é obrigatória e, mesmo assim, conseguimos arrecadar quase meia tonelada de alimentos. Só temos que agradecer a todos que levaram os alimentos e temos a certeza que essas doações irão aumentar nas próximas ações, já que nem todos estavam sabendo que poderiam levar voluntariamente o alimento”, destaca a secretária Wania Lombardi.
Todo item arrecadado vai ser entregue às entidades sociais cadastradas pelo Fundo Social. Entre elas estão as que cuidam de idosos, crianças e adolescentes, dependentes químicos e pessoas com deficiências.
SEGUNDA DOSE PARA 77 ANOS E MAIS
Em nota, a Prefeitura de Marília informa que também está com a ação de vacinação da segunda dose da vacina aos idosos de 77 anos ou mais, que receberam a primeira dose nos dias 8 e 9 de março.
A imunização ocorre nos dias 5 e 6 de abril (segunda e terça-feira), das 13h às 16h, nas seguintes unidades de saúde do Cavallari (na rua João Gerônimo Perinetti, 94); Aeroporto (rua Iporá, 5); Três Lagos (rua Sebastião Inocêncio de Oliveira, 30, no Jardim Damasco II); e Palmital (rua Hernani Frangipani, 205).
Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, não será necessária a retirada de senha, sendo que os idosos de 77 anos e mais que receberam a primeira dose na unidade do JK terão que se dirigir à USF Palmital para a segunda dose. Já os foram vacinados nas unidades do Cavallari, Três Lagos e Aeroporto devem ir nessas mesmas unidades para a segunda dose.
Desta forme, serão vacinados nesta segunda (5), com a segunda dose, os idosos que receberam a primeira no dia 8 de março; e, na terça-feira (6), aqueles que tomaram a primeira no dia 9 de março. “A Campanha Vacina Contra a Fome também integra essa ação, sendo que aqueles que puderem levar um quilo de alimento não perecível, haverá uma equipe da Assistência para essa arrecadação”, destaca.
BALANÇO
De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, através do site www.vacinaja.sp.gov.br/