Prefeitura realiza reflorestamento de mata ciliar na Cascata
Ao longo da última semana a Prefeitura e o Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) fizeram uma força tarefa na represa Cascata, para a realização de limpeza e plantio de mata ciliar em toda extensão do corpo hídrico, objetivando a preservação desta importante fonte existente na zona Leste da cidade.
O presidente do Daem, Marcelo José de Macedo, destacou a importância da ação realizada.
“As matas ciliares são importantes por representarem uma proteção natural dos cursos d’água. Esse processo ocorre quando essas matas, através de suas raízes, seguram o solo nas margens dos corpos hídricos, evitando erosões, onde as águas desgastam as bordas que as comprimem, provocando abalos na estrutura superficial e causando assoreamento dos rios e lagos. Ainda, sabemos a importância ambiental deste reflorestamento para a melhoria na qualidade do ar desta região, além de atrair animais silvestres, preservando a fauna regional”, disse Macedo.
Nesta ação, 600 mudas de espécies nativas variadas foram plantadas no entorno da represa Cascata, sob a supervisão técnica do engenheiro agrônomo Francisco Carlos Sanches.
Mais informações sobre o ‘Projeto Nascentes’, desenvolvido para identificar e proteger todas as nascentes em Marília, poderão ser obtidas através dos telefones 3454-3400 ou 3408-6700.