Grécia anuncia fechamento dos bancos e controle de capital
O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras anunciou neste domingo pela televisão o fechamento temporário dos bancos gregos, e a implementação de um controle de capitais. Tsipras também pediu à população que mantenha a calma.
“A recusa Eurogrupo de prolongar o programa de assistência à Grécia além do dia 30 de junho levou o BCE a não aumentar a liquidez dos bancos gregos e obrigou o Banco da Grécia a ativar as medidas de fechamento temporário dos bancos e a limitar dos saques bancários”, declarou Tsipras, ao mesmo tempo em que assegurou que “os depósitos dos cidadãos nos bancos gregos estão absolutamente garantidos”.
O Banco Central Europeu decidiu manter o limite estabelecido para o sistema de empréstimos de emergência ELA, única fonte de financiamento das entidades bancárias gregas e de toda a economia do país.
Essas medidas foram decretadas após a reunião de um comitê encarregado de reagir à crise financeira, para salvar o sistema financeiro do país, que corre o risco de sofrer uma onda de saques com a possibilidade de moratória.
Tsipras também disse que voltou a pedir a União Europeia e o Banco Central Europeu (BCE) uma extensão do programa de ajuda para o país, que foi rejeitada no sábado. Em Atenas, cerca de 40% dos caixas eletrônicos estão sem dinheiro, afirmou uma fonte.
Fonte: Diário de Pernambuco