Idosos chegam de madrugada na fila da vacina contra a Covid-19
As ações de vacinação drive thru contra a Covid-19 em Marília têm provocado grandes filas de automóveis. Foi por isso que o aposentado Darci Gonçalves, 85 anos, chegou bem cedo no local de imunização nesta quarta-feira (3).
Ele era o primeiro na porta da Comunidade Ágape, zona Leste, e disse que estava esperando desde 4h30 para receber a segunda dose. A vacinação hoje vai das 8h às 16h.
“Tenho uma viagem marcada, então vim para resolver mais cedo”, disse o idoso.
Darci contou que a família sofreu uma dolorosa perda para o coronavírus. Seu cunhado, de aproximadamente 50 anos, que inclusive era médico, não resistiu ao agravamento da doença.
A igreja onde as doses estão sendo aplicadas, com pacientes dentro dos carros, fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.
Na última segunda-feira (1º) mais de 1,1 mil idosos de 80 anos ou mais receberam a primeira dose no mesmo endereço.
Nesta quarta-feira o público-alvo naquele local era de duas faixas etárias: idosos com 77 anos ou mais (recebendo a primeira dose da vacina) e idosos com 85 anos ou mais (segunda dose).
Por volta das 8h30 a fila de automóveis já tinha mais de 4,5 quilômetros, segundo pessoas ouvidas pela reportagem. Para percorrer ela toda, paralelamente aos carros esperando, um indivíduo motorizado levaria 10 minutos, conforme estimativa do Google Maps. Veja parte da fila no vídeo abaixo.
Agenda
No sábado (6) está marcado mais um drive thru, igualmente na Comunidade Ágape, das 8h às 14h, para as mesmas faixas etárias do dia 3 – ou seja, idosos com 77 anos ou mais (primeira dose) e idosos com 85 anos ou mais (segunda dose).
Outra ação marcada para sábado é a vacinação da segunda dose contra a Covid-19 para os profissionais da saúde, das 8h às 14h, na Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, que fica na avenida das Esmeraldas, número 1.001.
As inscrições para segunda dose dos profissionais da saúde estarão abertas a partir desta quinta-feira (4), às 15h. Os profissionais que atuam nos serviços de saúde devem se inscrever por meio do site oficial, [clique aqui].
Também é feita a imunização para idosos de 80 anos ou mais nas unidades de saúde assintomáticas e mistas.