Prefeitura inicia obras de reforma do Museu de Paleontologia
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, deu início às obras de reforma do Museu de Paleontologia, localizado no antigo prédio da Biblioteca Municipal, no centro da cidade.
A obra está sendo executada pela Construtora EPC, vencedora do processo licitatório, e a expectativa é que até o mês de junho esteja totalmente concluída.
A remodelação do Museu de Paleontologia consiste em novas vitrines para o acervo, iluminação adequada, paredes em gesso, ar condicionado, sistema de som, adesivos ilustrativos e réplicas de dinossauros, além de tecnologias que estão sendo desenvolvidas pela empresa Sala 33, o que garantirá melhor interação do público com a história dos dinossauros.
“O nosso Museu de Paleontologia é uma das referências de Marília e a sua remodelação se fazia necessária, melhorando todas as instalações para atrair ainda mais visitantes. Infelizmente o processo burocrático atrasou essa reforma, mas agora deu tudo certo e já pudemos começar. Queremos entregar o museu totalmente remodelado até junho e agradeço a todos que se empenharam para que essa remodelação se tornasse realidade”, disse o prefeito Daniel Alonso.
O investimento é de aproximadamente R$ 380 mil e foi garantido através de convênio com o Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turístico do Estado de São Paulo), em razão de Marília ter sido classificada em 2019 como Município de Interesse Turístico. É um recurso do governo estadual exclusivamente para ser aplicado na atividade turística das cidades.
“Com essa reforma, o Museu de Paleontologia, que já é referência para todo o estado e o país, receberá ainda mais visitantes, o que beneficia todo o trade turístico, gerando renda e emprego”, disse o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora.
A escolha de se investir no Museu para melhorar sua estrutura foi devido à sua representatividade em nível nacional e já ser um ponto de atração de turistas. As decisões são sempre definidas junto com o Conselho Municipal de Turismo, que é deliberativo e tem participação fundamental nas discussões da atividade turística da cidade e região.
O Museu, existente há 16 anos, reúne muitos fósseis de dinossauros e tornou-se grande atrativo turístico e cultural, além da enorme contribuição científica para a paleontologia.