MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 28 jan. 2021

Prefeitos da região desafiam Doria; Daniel se diz ‘travado’ por multa

por Carlos Rodrigues

Comerciantes e trabalhadores protestam contra as medidas de isolamento social em Marília (Foto: Marília Notícia)

Com a confirmação de que o governo paulista decidiu manter para o próximo dia 5 de fevereiro a reclassificação do Plano São Paulo, aumentou a tensão entre o Executivo estadual e os prefeitos do interior, especialmente na região de Marília e Bauru. Várias cidades já anunciaram flexibilização por conta própria.

Havia a expectativa de uma antecipação já para esta sexta-feira (29), o que poderia reduzir o número de regiões na fase vermelha. A medida aliviaria a pressão na economia, principalmente nas sete regiões que estão na fase mais restritiva.

O caso mais polêmico é o da prefeita de Bauru (104 quilômetros de Marília), a jornalista Suéllen Rosim (Patriotas). Mesmo com taxa de ocupação próxima de 100% na cidade, ela manteve a continuidade do atendimento presencial no comércio e outros setores.

Na prática, a medida evitou que Bauru ficasse na fase vermelha, a qual havia acabado de regredir. Como contrapartida, a prefeita proibiu a venda de bebida alcoólica a partir das 20h.

O governo estadual notificou o município pelo descumprimento do Plano São Paulo e apontou “inobservância de normas relativas à prevenção da Covid-19”.

Mas a polêmica parece longe do fim. A decisão da prefeita teve apoio do promotor de Saúde Pública da cidade, Enilson Komono. Em uma entrevista ao Jornal da Cidade de Bauru, ele disse que o índice usado pelo Plano São Paulo na classificação é “enganoso” e que o Estado foi negligente com a falta de leitos.

Nesta quarta-feira (27) Rosim foi recebida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em Brasília. Ela exaltou o chefe do Executivo nacional, expondo ainda mais sua oposição ao governador João Doria (PSDB).

Suéllen Rosim, prefeita de Bauru, foi recebida ontem pelo presidente Jair Bolsonaro (Foto: Divulgação)

Em Marília, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) afirmou, via assessoria de imprensa, que “até a presente data Marília está impedida de fazer qualquer tipo de flexibilização tanto por conta do Ministério Público como pelo Tribunal de Justiça”.

Daniel segue o Plano São Paulo de forma integral, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia, em caso de descumprimento. O prefeito tucano chegou a pedir uma reclassificação mais rápida da região de Marília, mas não foi atendido por Doria.

Alonso afirmou também que iria se reunir na manhã desta quinta-feira (28) com o promotor Isauro Pigozzi Filho, responsável pela tutela da saúde pública em Marília, para avaliar possíveis saídas para o caso.

Enquanto isso, os prefeitos de Paraguaçu Paulista, Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo já anunciaram regras próprias.

Em Ourinhos (94 quilômetros de Marília), o prefeito Lucas Pocay (PSD) chegou a fechar o comércio da cidade, mesmo antes da região entrar na fase vermelha do Plano São Paulo. Entre os dias 13 e 18 de janeiro, somente serviços essenciais funcionaram.

Mas o chefe do Executivo da cidade vizinha foi o primeiro a reabrir as atividades, justamente quando a região vivia o segundo dia da fase mais restritiva. O município chegou a ter 100% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Daniel em reunião com o secretário estadual Marco Vinholi; prefeito pediu reclassificação para Estado mas não foi atendido (Foto: Divulgação)

Em Santa Cruz do Rio Pardo (120 quilômetros de Marília), o prefeito Diego Singolani (PSD) seguiu Ourinhos e também publicou decreto que colocou a cidade na fase vermelha, mesmo antes do rebaixamento pelo Plano São Paulo.

No entanto, nesta quinta-feira (28) já poderão funcionar academias e salões de beleza. A partir da próxima segunda-feira (1) a expectativa é de comércio funcionando normalmente em Rio Pardo.

Outra cidade que flexibilizou as atividades, destoando de Doria, foi Paraguaçu Paulista, localizada a 78 quilômetros de Marília.

A reabertura do comércio e setor de serviços começou a valer nesta quarta-feira (27).

O prefeito Antônio Takashi Sasada (PSD) decretou ainda que as instituições de ensino da rede privada poderão retomar as atividades de forma presencial.

Entre as três cidades que flexibilizaram atividades na região de Marília, duas (Ourinhos e Paraguaçu) tiveram acréscimo de leitos de UTI Covid, antes da região entrar na fase vermelha do Plano São Paulo.

Prefeito Antônio Takashi (à esquerda), durante reunião na Câmara Municipal (Foto: Câmara de Paraguaçu)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Mulher fica gravemente ferida em acidente no Centro; imagens impressionam
  • 2
    Cantor é preso por descumprir protetiva e agredir ex-esposa em condomínio
  • 3
    Polícia Civil de Marília deflagra operação e cumpre nove mandados
  • 4
    Sobrado é parcialmente interditado após desabamento no bairro Cascata

Escolhas do editor

SUS
HC inaugura novo acelerador linear e amplia radioterapia em MaríliaHC inaugura novo acelerador linear e amplia radioterapia em Marília
HC inaugura novo acelerador linear e amplia radioterapia em Marília
Azul Viagens Marília anuncia descontos de até 25% off em resorts selecionadosAzul Viagens Marília anuncia descontos de até 25% off em resorts selecionados
Azul Viagens Marília anuncia descontos de até 25% off em resorts selecionados
ÁGUA E ESGOTO
RIC Ambiental tenta arquivar ação contra a Prefeitura na Justiça de MaríliaRIC Ambiental tenta arquivar ação contra a Prefeitura na Justiça de Marília
RIC Ambiental tenta arquivar ação contra a Prefeitura na Justiça de Marília
PODER JUDICIÁRIO
Justiça marca audiência em caso que envolve secretária da EducaçãoJustiça marca audiência em caso que envolve secretária da Educação
Justiça marca audiência em caso que envolve secretária da Educação

Últimas notícias

Justiça marca nova audiência sobre retirada de camelôs da ferrovia
HC inaugura novo acelerador linear e amplia radioterapia em Marília
Azul Viagens Marília anuncia descontos de até 25% off em resorts selecionados
RIC Ambiental tenta arquivar ação contra a Prefeitura na Justiça de Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie