Homem de 69 anos morre com Covid e Marília lamenta os 100 óbitos
Marília atingiu, neste domingo (27), a triste marca de 100 mortes em decorrência de complicações da Covid-19. O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde confirma a morte de um homem de 69 anos.
O morador de Marília tinha diabetes, hipertensão e obesidade. Ele apresentou sintomas no dia 11 de dezembro e quatro dias depois procurou por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte, já com dificuldade de respirar.
Foi realizado o teste rápido com resultado positivo para Covid-19. No mesmo dia, o paciente foi encaminhado para internação na Santa Casa, onde permaneceu até este sábado (26), data de sua morte.
A Prefeitura informou que 79 pessoas – munícipes de Marília – estão internados com sintomas da doença ou com Covid já confirmada, nos hospitais da cidade.
Os demais dados, novas infecções, curados, casos suspeitos ou descartados, serão informados somente nesta segunda-feira (28).
Retrospecto
A detecção do coronavírus em Marília – importado de São Paulo – foi confirmada há pouco mais de dez meses. No dia 31 de março, a Saúde municipal confirmou o primeiro óbito.
O homem de 83 anos, que tinha doenças pré-existentes, recebeu visitas e poucos dias depois, adoeceu com sintomas respiratórios. O óbito aconteceu em Campinas, onde a família decidiu fazer o tratamento.
Em maio a cidade não teve nenhum óbito em paciente com coronavírus. Já em junho foram onze mortes.
No mês de julho mais sete moradores de Marília perderam a vida. Em agosto o número subiu para 11, elevando o total para 30.
Mais perdas
Setembro ainda é o período que teve o maior número de perdas na cidade: 20 óbitos em apenas 30 dias. O mês terminou com 50 vítimas fatais na cidade.
A média de mortes continua elevada. Em outubro 19 pessoas morreram e em novembro, 18 perderam a batalha para a doença.
Dezembro, que começou com 87 óbitos, já teve 13 no total, chegando a 100 vidas ceifadas pelo coronavírus.
Veja os números, mês a mês:
Abril – 1
Maio – 0
Junho – 11
Julho – 7
Agosto – 11
Setembro – 20
Outubro – 19
Novembro – 18
Dezembro – 13*
Total – 100 mortes
* dado parcial, até o dia 27/12/20