UPA tem aumento na demanda e afastamento de funcionários
Com aumento aproximado de 50% no número de atendimentos diários, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte – sob gestão do Hospital Beneficente Unimar (HBU) – tem pelo menos dez funcionários afastados, com sintomas de Covid-19.
O diretor administrativo, Luiz Doretto, explica que o afastamento é imediato. A medida de precaução faz parte do protocolo de prevenção aos surtos da doença.
“Já temos administrado a questão dos afastamentos desde o início da pandemia. Mas o que vemos agora é um aumento destes funcionários com suspeitas da doença e também de usuários que procuram o nosso serviço com sintomas”, disse o diretor.
A UPA da zona Norte faz parte da rede de urgência de Marília, que conta ainda com o PA da zona Sul – administrado pela Prefeitura – e o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu).
Os pacientes atendidos no pronto atendimento, seja por transporte próprio, ou pelo Samu, são encaminhados, quando necessário, para os hospitais de Marília que dispõem de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).
A principal referência para munícipes de Marília, para internação por Covid-19, é o HBU.