MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Política
seg. 21 dez. 2020

Doria amplia em quase 70% verba de publicidade

por Agência Estado

Os recursos previstos pelo governo João Doria (PSDB) com publicidade institucional devem ser 69% maiores no ano que vem. O aumento da verba, sob o comando da Secretaria Especial de Comunicação, assegura também um orçamento mais robusto para a divulgação das ações estaduais em 2022, quando é esperada uma candidatura do tucano à Presidência da República.

De acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado (Alesp) na madrugada do dia 17, a previsão é gastar R$ 153,2 milhões em 2021 ante aos R$ 90,7 milhões projetados para este ano, já corrigida a inflação. Se confirmada ao longo do próximo ano, a reserva com esse item do orçamento será a maior em cinco anos.

Em nota, a secretaria confirma a estimativa, mas ressalta que o montante está abaixo da média dos últimos dez anos. Ainda segundo o governo, a dotação de 2020 foi a menor em 11 anos.

Dados da Secretaria da Fazenda e Planejamento apontam que o valor empenhado neste ano pela gestão Doria foi de pouco mais de R$ 95,9 milhões, extrapolando o orçamento. Em contrapartida, o governo empenhou 70% do previsto na Secretaria dos Transportes Metropolitanos, e 68% na de Habitação.

O aumento antecipa um trecho importante da legislação eleitoral. De acordo com o artigo 73 da lei nº 13.165, o orçamento para publicidade no primeiro semestre do ano eleitoral não pode ser maior do que a média dos primeiros semestres dos três anos anteriores. Isso porque a publicidade institucional é proibida durante 90 dias da segunda metade do ano em que há pleito. A legislação vale para órgãos federais, estaduais e municipais.

Movimentos como esse são observados desde que a lei entrou em vigor. No governo de Geraldo Alckmin (PSDB), o gasto orçado da mesma rubrica em 2017 foi de R$ 147,5 milhões, valor corrigido pelo IPCA. Em 2018, o tucano concorreu à Presidência da República.

Segundo consta no projeto orçamentário, os recursos de publicidade institucional são destinados à “divulgação social das ações, serviços, programas, projetos de todo o Governo do Estado de São Paulo”, incluindo serviços como assessoria de imprensa e comunicação digital. Em linhas gerais, é como uma “prestação de contas” para a sociedade, disse o professor André Luiz Marques, coordenador do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper. “Não é (um gasto) ruim. É contar à sociedade o que eu (governo) fiz: construí tantas escolas, abri um hospital novo, recuperei tanto de dívida.”

Vacina

Desde o começo da pandemia, o governo do Estado veicula campanhas de conscientização na TV aberta e nas redes sociais. Uma das primeiras mostrava pontos conhecidos do centro da capital esvaziados e encerrava com a hashtag #FicaEmCasa. Em outra, de volta às aulas, aparecem salas de aulas sendo higienizadas e alunos com máscaras e distanciamento nas classes

No começo de dezembro, o governo lançou uma campanha dedicada ao Instituto Butantã, órgão de pesquisa vinculado ao governo estadual, que fez parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac para a produção de doses da vacina Coronavac. “Se é do Butantan, eu confio”, diz o médico infectologista David Uip. De acordo com a secretaria, a campanha teve investimento de R$ 12 milhões.

A vacina ganhou protagonismo na disputa entre João Doria e Jair Bolsonaro, que vêm trocando farpas a respeito da condução da pandemia. O governador, por exemplo, tentou se antecipar ao Ministério da Saúde e anunciou o começo da vacinação em São Paulo para o dia 25 de janeiro. O presidente, contrário à obrigatoriedade da aplicação do imunizante, chegou a dizer que a vacina que será produzida pelo Butantã causaria “morte, invalidez, anomalia”, sem apresentar provas. Ele também já chamou a vacina da Sinovac de “vacina do Doria”.

Rubrica

A verba para publicidade não está concentrada apenas na secretaria de Comunicação. Uma outra rubrica orçamentária, chamada de publicidade de utilidade pública, é distribuída a secretarias como a de Saúde e Educação para que possam realizar ações “que possuam caráter educativo, informativo, de mobilização ou de orientação social, ou ainda que contenham uma orientação à população que a habilite ao usufruto de bens ou serviços públicos oferecidos pelo Governo”, conforme consta no projeto de lei orçamentária de 2021.

A previsão é de que sejam gastos R$ 40,4 milhões nesta rubrica no próximo ano – R$ 2,2 milhões a menos do que se esperava para 2020. Foram empenhados R$ 6,2 milhões neste item até o momento.

Para Marques, todas as campanhas de conscientização deveriam ficar concentradas nesta rubrica. O professor explica que a principal finalidade deste recurso são ações de comunicação para melhorar certos aspectos da cidade, citando como exemplo respeito à sinalização de trânsito, anúncio de volta às aulas e vacinação. Já o resultado dessas campanhas é anunciado pela publicidade institucional, em uma espécie de autopromoção do governo.

“Talvez lá na frente se possa anunciar quantas pessoas foram vacinadas, tudo que o governo fez no combate à pandemia. Mas a etapa anterior, de dizer ‘fique em casa’ e ‘use máscara’, é muito mais (uma questão de) utilidade pública”, disse ele.

O orçamento é, acima de tudo, uma carta de intenções, observou Marques, e é necessário clareza quanto aos critérios usados para tanto.

Secretaria prevê informes sobre plano de vacinação

Questionada sobre a expectativa de aumento da verba com publicidade no próximo ano, a Secretaria de Comunicação disse, em nota, que a alteração nos gastos se deve ao “enfrentamento dos desafios que virão”.

“Por meio deles será possível, por exemplo, realizar os informes necessários à execução do plano de vacinação contra o coronavírus, manter campanhas de utilidade pública, apresentar o trabalho do Estado para alavancar a recuperação econômica e fomentar oportunidades para geração de emprego e renda para a população”, afirmou o texto.

Sobre a distribuição de recursos para os diferentes tipos de publicidade, a Secretaria diz que os mesmos podem ser transferidos de uma rubrica para a outra: “Em 2020, por exemplo, toda a verba prevista para comunicação institucional foi transferida para campanhas de prevenção e enfrentamento ao coronavírus”.

Quanto ao montante empenhado em 2020, a pasta defende os investimentos em comunicação pública como de “fundamental importância para que a população tivesse acesso a esclarecimentos necessários para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.” Ressalta, ainda, as campanhas pedagógicas com orientações.

Em seguida, o texto descreve realizações do governo no ano, como um site para a atualização diária dos dados da pandemia e coletivas de imprensa. “Todo este trabalho garante transparência e acompanhamento em tempo real, tanto pela imprensa quanto pela população, das políticas públicas voltadas a este momento delicado”, afirma.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Empresário tenta entrar em festa, tem acesso negado e agride mulher em bar no Centro
  • 2
    Policial invade casa da ex-namorada, troca tiros com militares e morre na região
  • 3
    Mortos em ação deflagrada na região são identificados
  • 4
    Jovem que matou namorada de 14 anos em Júlio Mesquita é colocado em liberdade

Escolhas do editor

SAÚDE PÚBLICA
Santa Casa de Marília inaugura reforma de 46 leitos do SUSSanta Casa de Marília inaugura reforma de 46 leitos do SUS
Santa Casa de Marília inaugura reforma de 46 leitos do SUS
ENTREVISTA DA SEMANA
‘Resgatamos a autoestima do mariliense’, afirma Vinicius em balanço‘Resgatamos a autoestima do mariliense’, afirma Vinicius em balanço
‘Resgatamos a autoestima do mariliense’, afirma Vinicius em balanço
GOVERNO FEDERAL
Ministério da Saúde destina R$ 1,6 milhão para serviços em MaríliaMinistério da Saúde destina R$ 1,6 milhão para serviços em Marília
Ministério da Saúde destina R$ 1,6 milhão para serviços em Marília
Marília tem queda de quase 30% nos acidentes de trabalhoMarília tem queda de quase 30% nos acidentes de trabalho
Marília tem queda de quase 30% nos acidentes de trabalho

Últimas notícias

Santa Casa de Marília inaugura reforma de 46 leitos do SUS
Pós-festas sem culpa: como cuidar do corpo feminino depois dos exageros
Câmara aprova redução de benefícios fiscais; projeto vai ao Senado
Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie