Marília realiza 5ª Conferência Regional de Segurança Alimentar
Com o tema “Comida de Verdade no Campo e na Cidade”, foi realizada ontem (10), no auditório da reitoria da Unimar, a 5ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento reuniu mais de 500 participantes entre técnicos e profissionais da área, e foi organizado pelo Governo do Estado – por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) – com o apoio da Prefeitura de Marília.
Entre as atividades destacou-se palestra sobre a política nacional de segurança alimentar, bem como a discussão e aprovação do regimento interno da conferência. Foram formados grupos para o debate sobre os temas “Comida de verdade”, “Estratégias em nível regional, estadual e nacional” e “Aperfeiçoamento e Ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetoriedade”. Houve também a eleição dos conselheiros regionais e dos delegados para a conferência estadual.
Segundo a Diretora Regional da Cati de Marília, Maria de Fátima Caetano Prado, a questão da segurança alimentar envolve fatores desde a produção até a distribuição para o consumidor. “Precisam estar envolvidos órgãos públicos e sociedade civil. Isso vai melhorar muito a questão, desde a produção até a distribuição para o consumidor. A meta é executar na prática a segurança alimentar”, disse.
Michel Reche Beraldo, coordenador estadual de Agronegócio da Secretaria da Agricultura, também falou: “Este é um evento muito importante, que vai definir alguns eixos para políticas públicas na questão nutricional. É fundamental a forma como Marília está se organizando, a participação da comunidade e do poder público. Estou muito animado com o ambiente e propostas. Tenho certeza que daqui sairão muitas propostas para a questão nutricional para a Conferência Estadual, que é o próximo passo”.