MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 11 dez. 2020

Última etapa da obra do esgoto é inaugurada em Marília

por Leonardo Moreno

Prefeito Daniel na inauguração da ETE Palmital (Foto: Leonardo Moreno/Marília Notícia)

Com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, a terceira e última etapa das obras de tratamento de esgoto de Marília foi inaugurada nesta sexta-feira (11) com a entrega da estação da bacia do Palmital.

Junto com as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) do Pombo e do Barbosa, a capacidade total do sistema é de limpar 1,1 mil litros por segundo.

Quando o prefeito Daniel Alonso (PSDB) assumiu a administração municipal, em 2017, o esgoto produzido em Marília era 100% lançado in natura nos rios e córregos da região, ou seja, sem tratamento.

Do Rio do Peixe, por exemplo, sai 60% da água consumida na cidade e o processo para torná-la potável agora deve ser mais barato.

Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional, esteve em Marília (Foto: Leonardo Moreno/Marília Notícia)

Segundo o chefe do Executivo, trata-se de um grande avanço para a saúde, para o meio ambiente e geração de empregos com o desenvolvimento da cidade. De acordo com ele, algumas indústrias tinham dificuldade para exportar a certos países devido à falta de certificações ambientais do município.

“Esta obra é um divisor de águas para Marília. Resolvemos o maior problema ambiental local e de 92 municípios da região. Só temos a agradecer todo o empenho do Governo Federal, que não mediu esforços para que pudéssemos concluir essa obra”, afirmou Daniel.

O recurso utilizado para a conclusão da ‘obra do século’ é oriundo da União e o ministro Rogério Marinho anunciou a liberação de mais R$ 19 milhões para Marília, a serem empregados para quitar a ETE Palmital e realizar as interligações dos sistemas.

Obra foi entregue nesta sexta-feira (Foto: Leonardo Moreno/Marília Notícia)

“Marília hoje dá um passo gigantesco e esperamos que essa obra seja uma inspiração para outras cidades. Nossa prioridade, no Governo Federal, são as obras de saneamento básico”, afirmou o ministro.

Segundo o sócio-diretor da Replan Saneamento e Obras, Reinaldo Pavarini, responsável pela construção das três ETEs, agora começa “um trabalho de formiguinha”, que envolve interligações das redes até as estações e o combate ao esgoto clandestino.

“As estações para tratamento de esgoto estão prontas e entregues. Como cidadão eu me sinto lisonjeado, tivemos a grata satisfação de concluir as obras”, comentou Reinaldo, muito elogiado por todos os presentes.

Prefeito e ministro acionam máquinas (Foto: Leonardo Moreno/Marília Notícia)

Contrato

Segundo o contrato assinado no final de 2019,  o valor pela construção da ETE Palmital é de R$ 40,9 milhões e agora começa o prazo de pré-operação – mas o esgoto já passa a ser tratado. Recentemente houve um aditivo, aumentando o valor em mais R$ 3,6 milhões.

A estação da bacia do Palmital fica próxima ao distrito de Dirceu e deve atender cerca de 109 mil marilienses das zonas Leste e Norte. Serão tratados 487 litros de esgoto por segundo ali. É o equivalente a cerca de 30% do que é produzido na cidade.

São duas grandes lagoas de aeração, medindo cada uma 133 metros de comprimento por 77,4 metros de largura e profundidade de cinco metros. Existem outras quatro lagoas de decantação, com 133 metros de comprimento por sete metros de largura.

O funcionamento da ETE é dividido em sete etapas: gradeamento, desarenação, geração de ar difuso, lagoas de aeração, lagoas de decantação, leito de secagem e devolução do esgoto tratado ao meio ambiente.

Reinaldo Pavarini, da Replan (Foto: Leonardo Moreno/Marília Notícia)

No total, durante a atual gestão estão sendo investidos aproximadamente R$ 83,4 milhões nas ETEs  –  sendo R$ 38,8 milhões para as bacias do Pombo e Barbosa, segundo contrato e aditivos, que processam, respectivamente, 416 e 209 litros de esgoto por segundo.

As três estações contam com 430 mil metros de construção – equivalente a 80 estádios de futebol – e um sistema de tratamento de última geração importado da Alemanha, país referência em tecnologia voltada para meio ambiente.

A administração também acaba de conquistar mais R$ 1,5 milhão do Comitê de Bacias do Aguapeí-Peixe, em parceria com o Departamento de Águas do Estado de São Paulo (Daee),  a serem aplicados na busca de emissários clandestinos e redes coletoras.

O objetivo é prosseguir com a interligação das redes coletoras, deixando todo o sistema em operação e funcionamento em sua totalidade. Outra meta é retirar de todos os pontos de rios, córregos e afluentes qualquer lançamento de emissário clandestino de esgoto no município.

(Foto: Leonardo Moreno/Marília Notícia)

Histórico

De acordo com a administração municipal, desde o início da década de 90 a população de Marília assistiu a um verdadeiro jogo de interesses políticos, que colocou de lado o mais importante: o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade.

Mesmo com intervenções da Justiça, ao longo de quase 30 anos os sucessivos prefeitos não conseguiram resolver o problema ambiental da cidade até agora.

“Ao contrário, o que se viu foi o engavetamento do projeto por mais de uma década, entre 1995 e 2007”, afirma o atual governo.

Em 2008, uma licitação previu a conclusão da obra para 2015, o que não aconteceu e fez com que o Ministério Público Federal (MPF) passasse a investigar destinação dos recursos, R$ 55 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Mascote do tratamento de esgoto em Marília, o ‘Limpinho’ (Foto: Leonardo Moreno/Marília Notícia)

A situação ficou ainda mais complicada com abertura de nova licitação em 2013, a um custo de R$ 108,9 milhões, com a construtora OAS, envolvida na Lava Jato e com delações indicando propina em Marília.

Em 2015, as obras foram paralisadas devido à falta de pagamento, acumulando um prejuízo de R$ 38 milhões aos cofres públicos.

No mesmo ano, a Prefeitura anunciou a retomada da obra, porém, com um aumento no contrato que passou de R$ 108,9 milhões para R$ 137 milhões.

A queda de braço entre a Prefeitura, bancos públicos, Justiça, entidades da sociedade civil e a população não alterou o cronograma e as obras das ETEs foram completamente abandonadas até o final de 2016, sendo retomadas apenas no atual governo.

(Foto: Leonardo Moreno/Marília Notícia)

Placa de inauguração é cerrada (Foto: Leonardo Moreno/Marília Notícia)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Violência doméstica termina com homem morto pela polícia em Marília
  • 2
    Homem morto após agredir a esposa na zona sul de Marília é identificado
  • 3
    MN TV: o que aconteceu antes da morte registrada durante ocorrência em Marília?
  • 4
    Tentativa de separação termina com jovem internada após agressão brutal

Escolhas do editor

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Anabolizantes são apreendidos na casa de homem morto pela políciaAnabolizantes são apreendidos na casa de homem morto pela polícia
Anabolizantes são apreendidos na casa de homem morto pela polícia
Dos recordes em moradia ao saneamento: SP tem transformação em três anos e meioDos recordes em moradia ao saneamento: SP tem transformação em três anos e meio
Dos recordes em moradia ao saneamento: SP tem transformação em três anos e meio
EXPERIÊNCIA
Life lança combo com internet de 1000 Mega e TV por R$ 99,90 durante a CopaLife lança combo com internet de 1000 Mega e TV por R$ 99,90 durante a Copa
Life lança combo com internet de 1000 Mega e TV por R$ 99,90 durante a Copa
Grande Assis vence licitação e expande transporte gratuito e tecnológicoGrande Assis vence licitação e expande transporte gratuito e tecnológico
Grande Assis vence licitação e expande transporte gratuito e tecnológico

Últimas notícias

Governo enviará PL à Câmara, nesta semana, para aumentar limite do MEI
CNJ adia para agosto análise de regras sobre aposentadoria compulsória
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira
Lixo espalhado em calçadas gera quase 500 notificações a empresas em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie