MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 14 nov. 2020

Ex-diretora de escola que desviou dinheiro tem nova punição

por Carlos Rodrigues

Condenada por peculato e já demitida pelo Estado, a ex-diretora da Escola Estadual Antônio Augusto Neto, Aldeniza Maria Mendonça, sofreu nova condenação em função de desvio praticado.

Ela foi sentenciada em ação de improbidade administrava, com pena de multa, perda de direitos políticos e outras restrições. A decisão é da Vara da Fazenda Pública de Marília e foi publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira.

Conforme publicou o Marília Notícia, em fevereiro ela foi condenada a um ano, quatro meses e 13 dias em regime semiaberto pelo crime de peculato – apropriação de valor ou bem por servidor público. A punição foi substituída por serviços comunitários.

A nova punição, em sentença assinada no dia 3 deste mês, impõe penas como perda do cargo público – o Estado já havia se antecipado à Justiça e a demitido –, multa civil a ser calculada e pena de suspensão dos direitos políticos por oito anos.

Aldeniza também não poderá contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de dez anos.

Sobre o crime – também ato de improbidade – o magistrado escreveu: “Apurou-se que Aldeniza, à época Diretora da Escola Estadual Antônio Augusto Netto, utilizou-se das prerrogativas inerentes às suas funções para, mediante ardil, apropriar-se de recursos públicos da Associação de Pais e Mestres (APM), oriundos de subvenção prevista em convênio pactuado com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo”.

Sob o pretexto de que precisava efetuar pagamentos relativos a escola – em abuso de confiança inerente ao exercício do cargo – ela solicitou aos membros da APM que entregassem cheques assinados em branco para o custeio das supostas despesas.

Três destes cheques, em um total de R$ 2.520,00, foram usados para compra de roupas em uma loja da avenida João Ramalho. O crime só não foi consumado porque as ordens de pagamento bancário foram devolvidas.

Em depoimentos, integrantes da APM apontaram falta de transparência e de reuniões. Uma das testemunhas chegou a relatar que nem sabia que fazia parte da associação.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    PF prende assessor de Vinicius Carvalho e grupo ligado a Marília e região
  • 2
    Homem invade casa, ameaça mulheres e é morto com golpe de defesa pessoal
  • 3
    Homem é baleado com quatro tiros nas pernas na zona sul de Marília
  • 4
    Colisão com capotamento deixa feridos na rodovia SP-294 em Pompeia

Escolhas do editor

TRANSBRASILIANA
Caminhoneiro morre após relato de surto em posto de combustíveisCaminhoneiro morre após relato de surto em posto de combustíveis
Caminhoneiro morre após relato de surto em posto de combustíveis
TRANSPORTES
Anac mantém classificação do aeroporto de Marília em meio à queda de passageirosAnac mantém classificação do aeroporto de Marília em meio à queda de passageiros
Anac mantém classificação do aeroporto de Marília em meio à queda de passageiros
CLIMA
Previsão aponta sequência de chuvas e calor moderado em MaríliaPrevisão aponta sequência de chuvas e calor moderado em Marília
Previsão aponta sequência de chuvas e calor moderado em Marília
VIOLÊNCIA
Homem é baleado com quatro tiros nas pernas na zona sul de MaríliaHomem é baleado com quatro tiros nas pernas na zona sul de Marília
Homem é baleado com quatro tiros nas pernas na zona sul de Marília

Últimas notícias

PGR dá parecer favorável à prisão domiciliar de Jair Bolsonaro
“Condenação é o mínimo para aqueles dois monstros”, diz pai de Henry
Pagamento da 1ª parcela do programa Pé-de-Meia começa nesta segunda-feira
Dupla armada rende motorista e mantém vítima em cárcere para fazer saques

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie