Justiça recebe mais de 100 atestados e pode faltar mesários
A pandemia do coronavírus dificultou o trabalho da Justiça Eleitoral de Marília para a captação de mesários. Nesta semana, mais de 100 voluntários que já estavam confirmados apresentaram atestados médicos, por sintomas respiratórios. A conclusão é que pode faltar mesários na cidade neste dia 15 de novembro, uma situação sem precedentes.
Marília tem cerca de 1,5 mil pessoas convocadas para o serviço, mas o pedido de exclusão por questões de saúde pode ser feito até o dia da votação, conforme explica a chefe de cartório da 70ª Zona Eleitoral de Marília, Karina Marcussi.
O recrutamento foi reaberto e pessoas que tenham interesse em colaborar com a Justiça Eleitoral podem procurar os cartórios de Marília.
“Pelos números apurados, já sabemos que os suplentes que temos cadastrados não serão suficientes. Entre as estratégias, pode ser que tenhamos que reduzir os mesários por seção, reorganizar conforme de demanda de eleitores e até convocar pessoas da fila”, disse.
Ela explica que a convocação, no dia do pleito, é feita pelo presidente da seção. Diante da constatação da necessidade, o responsável pelo local de votação pode selecionar qualquer eleitor– que não seja idosa e não tenha ligação com partido ou candidatos.
O problema, explica Karina, é que a eventual convocação entre eleitores no ato da votação acontece no momento da abertura da sessão, pela manhã. Logo esse ano, em que os idosos terão atendimento preferencial a partir das 07h, devido a pandemia.
“Por isso a importância das pessoas que têm condições de colaborar, como mesários, nos procurar o mais rapidamente possível. Precisamos recompor o quadro de suplentes e não precisar contar com a sorte, no dia da eleição”, disse a chefe de cartório em Marília.
Benefícios
Quem colabora como mesário tem direito a dois dias de folga no trabalho (público ou privado). Se o voluntário participou do treinamento, o tempo é dobrado.
Para alguns editais de concurso público, o serviço à Justiça Eleitoral pode ser um dos critérios de desempate.
Mesários universitários tem direito a 30 horas complementares de crédito na grade extracurricular. Há ainda a possibilidade de isenção de taxa de inscrição em concurso público estadual.
Na eleição de 2020, cada mesário receberá um vale alimentação no valor de R$ 40, em crédito único.
Serviço
Os cartórios eleitorais de Marília ficam na avenida Brasil, 440, próximo ao Terminal Urbano. A 70ª Zona Eleitoral atende pelo (14) 3413-3845 e 400º Zona Eleitoral pelo 3454-7802. Os dois telefones funcionam para conversar pelo WhatsApp; basta adicionar na agenda.