Flagrado em vídeo, incendiário da zona Oeste é detido
Um homem de 40 anos, morador do Jardim Eldorado, na zona Oeste de Marília, foi detido na tarde desta quarta-feira (7) e vai responder por crime ambiental, após ser identificado e confessar que provocou focos de incêndio pela cidade (veja o vídeo abaixo).
Um rapaz que passou de moto gravou o desempregado ateando fogo nas margens da rodovia SP-333, próximo da antiga Cooperativa dos Cafeicultores. As imagens viralizaram nas redes sociais, principalmente em grupos de WhatsApp.
Pelas imagens e descrições, ele foi identificado pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG), que o conduziu para prestar esclarecimentos. Segundo o delegado Valdir Tramontini, titular da especializada, o homem disse que teria feito uma fogueira, para acender um cachimbo de crack.
Disse ainda, segundo a polícia, que não teve a intenção de provocar queimada e ao perceber que o fogo estava saindo de controle, tentou apagar, mas sem sucesso.
O delegado disse ao Marília Notícia que a polícia não acredita na versão, já que foram pelo menos três focos de incêndio. Uma das fogueiras atingiu vasta área na margem da rodovia, o que colocou em risco, inclusive, a vida de motoristas e outros usuários do trecho.
A polícia não relaciona as queimadas do desempregado aos grandes incêndios da zona Leste da cidade.
Por não haver a prisão em flagrante, o homem foi liberado e vai responder ao processo em liberdade. Segundo o delegado, ele tem passagem pelo crime de roubo, o que não altera a possibilidade de responder solto pelo crime ambiental.
“Pode ser relevante para uma eventual aplicação de pena, mas isso é na fase judicial”, disse o delegado responsável pela apuração do caso.