PTB prepara registro de candidaturas femininas
O diretório do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em Marília prepara para protocolo nos próximos dias, o registro de duas candidaturas de mulheres para a eleição municipal ao Poder Legislativo.
Como o Marília Notícia mostrou na semana passada, o PTB é a única legenda que não apresentou nome de mulheres na disputa por vagas na Câmara. São cinco candidaturas à vereança, todas de homens.
Interlocutores da sigla, no entanto, dizem que têm até o dia 16 de outubro para regularizar a situação, mas esperam que isso seja feito ainda esta semana. Se vai funcionar, só a Justiça Eleitoral pode dizer.
A informação dada ao site é de que três candidatas desistiram da disputa pelo PTB na véspera do registro de seus nomes. Isso teria ocorrido porque elas são do grupo de risco em relação à Covid-19, por possuírem mais de 60 anos.
A situação teria sido repassada à Justiça Eleitoral e outras duas mulheres estariam se preparando para entrar na lista do partido.
A Lei das Eleições determina que cada partido preencha o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas ao Legislativo com nomes de cada sexo.
Com isso, como mostrou o site recentemente, o PTB estaria correndo o risco de ver sua lista de candidatos riscada do pleito.