Casos de dengue caem quase pela metade este ano em Marília
A quantidade de casos positivos de dengue em Marília desde o começo do ano caiu quase pela metade em comparação com o mesmo período de 2019.
De acordo com o relatório da Vigilância Epidemiológico publicado semanalmente no Portal da Transparência da Prefeitura, até a última quinta-feira (1º) a cidade contabilizou 1.504 casos confirmados de dengue.
Entre uma semana e outra, de acordo com a informação oficial, não houve aumento no número de casos. Os dados mais recentes disponíveis são da 40ª semana epidemiológica.
Em relação ao ano passado, no período equivalente com dados disponíveis, foram contabilizados 2.852 casos de dengue positivados – ou seja 1.348 ocorrências a mais do que agora.
Há um mês, no começo de setembro, a Prefeitura de Marília alertou para o risco de aumento no número de casos em decorrência das elevadas temperaturas – o que ainda não vem acontecendo.
Segundo o médico veterinário Lupércio Garrido, da Divisão de Zoonoses, temperaturas elevadas e água parada tornam os ambientes ainda mais propícios para formação dos criadouros.
O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, informou que sua pasta assinou parceria com uma empresa nacional que fornecerá ao município o larvicida biológico composto pela bactéria Bacillus thuringiensis israelensis.