Inscrição para testes de Covid tem falhas e gera reclamações
Internautas entraram em contato com a redação do Marília Notícia para reclamar da dificuldade de acessar o sistema de inscrições – disponibilizado pela Prefeitura de Marília – para os interessados na ação de testagem para Covid-19 deste sábado (26).
Os testes serão feitos no Ginásio Neusa Galetti, na avenida Santo Antônio, mas somente para quem conseguiu fazer o agendamento. O sistema para cadastro, segundo a Prefeitura, foi aberto às 9h e encerrado às 10h20, após receber os dados de 2.127 interessados.
A ação é voltada para pessoas sem sintomas da Covid-19 e também serve para atualização da caderneta de vacinação, com foco na vacina tríplice viral (sarampo, caxumba rubéola).
Ao site, o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto, negou que tenha havido encerramento das inscrições antes das 10h20.
“Pode ter sido problema pontual de conexão, ou qualquer outra dificuldade por parte da pessoa que reclama”, disse o secretário.
O diretor de comunicação da Prefeitura, João Paulo dos Santos, disse que a ação teve ampla divulgação, com o link sendo compartilhado pelas redes sociais e grupos. “Imagine pessoas da cidade toda tentando acessar na mesma hora. Pode ter congestionando, mas não caiu. O cadastro ficou aberto por 1h20 e temos mais de 2,1 mil cadastrados”, garantiu.
A Prefeitura informou que este será o terceiro “mutirão de testes” para Covid-19. No início da próxima semana, a estratégia será avaliada e novas ações de testagem semelhante não estão descartadas.
Pessoas com sintomas da doença devem procurar uma unidade de saúde da rede básica, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Em caso de sintomas mais severos, o atendimento inicial pelo Sistema Único de Saúde (SUS) pode ser prestado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte ou no Pronto Atendimento (PA) da zona Sul.