MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 21 set. 2020

Projeto obriga publicidade da tramitação de projetos imobiliários

por Leonardo Moreno

Está na pauta da sessão ordinária da Câmara de Marília desta segunda-feira (21) um projeto de lei do vereador Delegado Damasceno (PSDB) que obriga a Prefeitura a divulgar todos os trâmites processuais referentes à implantação de empreendimentos imobiliários.

A propositura será votada em primeira discussão e, se aprovada e sancionada, a divulgação deve ser feita no site oficial do Executivo. Normalmente, esse tipo de informação é disponibilizado no Portal da Transparência do município.

A obrigação de divulgação envolve projetos com mais de mil metros quadrados ou com mais de  30 lotes. Devem ser divulgados dados desde o protocolo, movimentações interlocutórias até a conclusão com aprovação ou indeferimento.

Devem ser divulgados ainda os nomes dos responsáveis pelos empreendimentos, data e número do protocolo, nome comercial do empreendimento, metragem e número de lotes, além de análise de cada departamento ou secretaria.

Também devem ser divulgadas datas de eventuais devoluções para complementação, com motivação e data de retorno para tramitação, além de aprovação ou indeferimento com fundação sobre a decisão administrativa.

Entenda

Existem muitas críticas entre profissionais da área sobre a demora para aprovação de projetos na Prefeitura de Marília.

Também existem queixas de algumas construtoras que se dizem preteridas na hora de avaliação de seus  projetos pelo município.

Alguns casos inclusive já foram até mesmo parar na Justiça envolvendo empresas inconformadas com a demora para liberação de alguns empreendimentos.

No começo do ano o governo Daniel Alonso (PSDB) anunciou a implementação do programa Aprova Fácil Projetos e Plantas, que migrou toda a tramitação para aprovação de projetos para um sistema informatizado, com promessa de mais agilidade e eficiência.

A novidade do projeto de Damasceno é que parte destes dados passam a ser abertos para consulta pública.

Na justificativa do autor do projeto de lei consta que “a divulgação de processos protocolados na Prefeitura aumenta a eficiência e transparência da coisa pública, demonstrando respeito ao cidadão e credibilidade à administração”.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 2
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 3
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas
  • 4
    Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília

Escolhas do editor

ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
EDUCAÇÃO
Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professoresPrefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores
Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores
CENSO
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGEMarília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Últimas notícias

Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
Executivo propõe nova sede ao Aeroclube e tenta revogar lei do tombamento
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie