Marília chega perto dos 40ºC e tem temperatura mais alta do ano
Os termômetros em Marília bateram 39,7ºC nesta quinta-feira (10), a temperatura mais alta do ano, segundo a Somar Meteorologia, empresa contratada por diversos serviços de Defesa Civil.
Chama a atenção o fato de ainda vigorar o inverno e menos de um mês atrás, no dia 22 de agosto, o município ter registrado sua temperatura mais baixa do ano, com termômetros apontando 5,7ºC.
Além das temperaturas elevadas, agora a cidade também convive com um tempo bastante seco, o que tem motivado a emissão de alertas para a população, tanto pela Defesa Civil do Estado, quando pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMet).
Por este último inclusive estão em vigor dois alertas para Marília, um sobre o perigo de uma onda de calor que age no Estado e outra sobre o perigo da umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%, quando o adequado é acima de 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A baixa umidade, de acordo com o INMet, pode acarretar em “risco de incêndios florestais e à saúde”, além de “ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz”.
A recomendação é para que a população beba bastante água, não faça atividades físicas, evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, use hidratante e umidifique o ambiente.
Sobre o alerta de onda de calor, é apontada a possibilidade de temperaturas acima de 5ºC acima da média entre três e cinco dias.
Previsão
Entre sexta (11) e segunda-feira (14), segundo previsão do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), “o tempo permanece estável no Estado de São Paulo, devido à atuação de uma massa de ar seco”.
“O sol predomina entre algumas nuvens e não há previsão de chuva. Temperaturas elevadas e baixo índice de umidade do ar durante a tarde”, afirma o meteorologista do IPMet, Thiago Guerreiro Ferreira.
Até quinta-feira (17) da semana que vem Marília deve ter variação de temperaturas máximas entre 34ºC e 36ºC. Já as mínimas devem ficar entre 18ºC e 21ºC. Em alguns dias a umidade relativa do ar pode cair para 18%. Não há previsão de chuva.