MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Política
seg. 24 ago. 2020

‘Planeta virou sala de emergência’, diz Fachin

por Agência Estado

Segundo o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, a pandemia do novo coronavírus ‘transformou o planeta numa sala de emergência’, sendo que a resposta à mesma não depende apenas de uma vacina. “Para emergência sanitária, depende de ter políticas públicas de saúde permanentes. Para emergência social depende de políticas inclusivas, especialmente no aceso a educação, meios e instrumentos que abranjam escolas públicas e privadas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas. Para a emergência econômica, políticas de igualdade substancial, de acesso para todos a um patamar mínimo de dignidade. Para crise de gestão, ações coordenadas na sociedade e no estado. Para a recessão democrática, que está sendo agravada, cumpre manter e consolidar a democracia representativa e assim melhorar a qualidade dos processos das consultas como as eleições, plebiscitos e referendo”, afirmou.

Segundo Fachin, vivemos uma travessia, um chiaroscuro – conceito da arte italiana. Para o ministro, o momento atual conta com ‘monstros e seres solidários, erros e acertos, riscos de colapso gravitacional do sentido de humanidade, mas indícios razoáveis de esperanças’. O ministro ressalta que a pandemia tornou ainda mais trágico os fenômenos da crise humanitária global mas diz acreditar na capacidade de reinvenção ‘com dois dispositivos imprescindíveis’: educação e democracia.

Na avaliação do ministro, a pandemia do novo coronavírus, ‘menos que causa é efeito de um modo de ser e de estar que nos interroga’. ” É dessa realidade que nos circunda. A tradução inegável das assimetrias na crise: abismo entre a necessidade e acessibilidade a meios eletrônicos; surtos autoritários e saques contra o futuro; Aumento violência contra mulheres e povos indígenas e negros; Irresponsabilidade de estados e governantes demitindo-se da obrigação de proteger a vida e o meio ambiente”

No entanto, o ministro do Supremo diz que se tais aspectos são ‘sintomas de uma forma de mundo que pode estar morrendo, também é possível que estamos diante de um mundo ainda não nascido’. Nessa linha, Fachin destacou a importância da educação e da democracia ressaltando como as mesmas estão implicadas com todas as novas formas de trabalho, encontro e ensino de funcionamento responsável e eficiente.

O ministro destacou ainda três vertentes relacionadas a como podemos cuidar do que chamou de ‘casa comum’. A primeira diz respeito a como democracia se legitima por processos de discussão, sendo que nesse percurso há um elemento civilizatório e educativo sobre o papel da cidadania na vida política da sociedade. Já a segunda trata da responsabilidade de cada um nesse âmbito. “A democracia é um canteiro de obras que requer resiliência, simplicidade, honestidade… É um processo de construção de sentidos”, destacou.

Por fim, a terceira vertente destacada por Fachin diz respeito ao direito, instância que segundo ele pode ser instrumento de justiça, mas cuja falta de efetividade pode ter diferentes resultados. Como exemplo, o ministro citou a seletividade punitiva, que, em sua avaliação sinaliza, a impunidade como a outra face da desigualdade. “A corrupção não tem ideologia, assim como as ditaduras. Não importa o encobrimento do verniz ideológico sobre elas”, disse.

O ministro destacou ainda que, ‘em matéria de alterações e desafios das relações públicas e privadas’, a crise decorrente da pandemia não pode ser uma suspensão da ordem jurídica democrática. “Crise não suspende a constituição”, afirmou. Segundo Fachin, o processo democrático é a garantia de regras que asseguram direitos e a formação da vontade dos cidadãos e que nada ‘pode ser derrogatório do que está no sistema de emergência do estado constitucional’. E é no âmbito dessa legalidade constitucional ‘somos convocados a exercitar a pedagogia da solidariedade’, diz o ministro. “E não me parece que isso seja possível sem que a educação seja compreendida como gênero de primeira necessidade, berço de uma sociedade livre, justa e solidária”.

Na transmissão ao vivo realizada nesta segunda, 24, o ministro ainda citou a educação para a autonomia, conceito de Paulo Freire. “Educador atua a favor da liberdade, contra o autoritarismo e democrática contra toda ditadura, contra violência de toda discriminação”. O ministro destacou como a educação requer prioridade, orçamento, valorização do educador, superação das desigualdades regionais, aumento de renda, condições materiais de vida, coordenação e orientação na gestão das instituições e políticas públicas. Além disso, também citou Sonia Solto Maior, da Suprema corte americana: “Há valores que não admitem negociação, integridade, equidade e ausência de pluralidade”.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Novas imagens mostram perseguição antes de homicídio em Marília
  • 2
    Homem morre depois de ser atingido por viga de madeira em Marília
  • 3
    Após luta pela vida, motoboy deixa UTI dois meses depois de acidente em Marília
  • 4
    Obituário | Falecimentos registrados nesta quinta-feira em Marília

Escolhas do editor

DESEMPENHO EDUCACIONAL
Marília avança no Ideb e atinge nota 7,1 na rede municipal de ensinoMarília avança no Ideb e atinge nota 7,1 na rede municipal de ensino
Marília avança no Ideb e atinge nota 7,1 na rede municipal de ensino
INVESTIGAÇÃO
Novas imagens mostram perseguição antes de homicídio em MaríliaNovas imagens mostram perseguição antes de homicídio em Marília
Novas imagens mostram perseguição antes de homicídio em Marília
MÚSICA
Capital Inicial vem a Marília e promete noite de clássicos do rock nacionalCapital Inicial vem a Marília e promete noite de clássicos do rock nacional
Capital Inicial vem a Marília e promete noite de clássicos do rock nacional
FERROVIA
Justiça suspende ação da Rumo e nega despejo imediato de famílias em Vera CruzJustiça suspende ação da Rumo e nega despejo imediato de famílias em Vera Cruz
Justiça suspende ação da Rumo e nega despejo imediato de famílias em Vera Cruz

Últimas notícias

Deputados destacam recursos destinados ao asfalto do Jardim Ismael em Marília
Rogerinho destaca pavimentação de vias do Residencial Jardim Ismael
Prefeitura de Marília inicia reconstrução da Ponte da Vacaria em Avencas
Marília avança no Ideb e atinge nota 7,1 na rede municipal de ensino

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie