MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
ter. 19 maio. 2015

Senado aprova indicação de Luiz Edson Fachin para o STF

por Marília Notícia
CCJ - Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania

Novo ministro do STF / Foto: Agência Brasil

O Senado aprovou hoje (19) a indicação do jurista Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal (STF). Foram 52 votos a favor, 27contra e nenhuma abstenção. Fachin, que teve o nome indicado pela presidenta Dilma Rousseff, vai assumir a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa.

Havia grande expectativa sobre a votação no plenário. O senador Magno Malta (PR-ES) subiu à tribuna para justificar porque votaria contra. Segundo ele, durante a sabatina de cerca de 11 horas pela qual o jurista passou na Comissão de Constituição e Justiça na quarta-feira (13) da semana passada, não saiu convencido que Fachin seria contrário a alguns temas polêmicos que chegassem ao STF. “Ele só respondeu com rolando lero jurídico”, disse. Malta destacou que o jurista não deu respostas concretas às perguntas que durante a sabatina. “Só os tolos não mudam. Eu mudei. Gostaria de saber se as convicções de Fachin permanecem, mas não tive resposta dele para isso”, completou.

O líder do DEM, senador Ronaldo Caiado (GO), divulgou nota, após a votação, criticando a aprovação de Fachin. Para ele, o jurista tem uma posição “ideologizada em relação ao direito de propriedade, segmentos de normas constitucionais, função social da terra, comportamento que foi defendido durante a constituinte e que dificilmente será mudado por alguém depois de uma certa idade. Ele já tem uma posição firmada com vários livros e textos que comprovam. Precisamos de um ministro que contribua com tranquilidade nas decisões”.

A aprovação do nome de Fachin foi comemorado por diversos senadores. Por exemplo, Gleisi Hoffmann (PT-PR) lembrou que os três senadores paranaenses foram favoráveis ao jurista, assim como o governador do estado, Beto Richa (PSDB), e a maioria da Assembleia Legislativa. “Não posso deixar de registrar a unidade que o estado do Paraná teve em torno do nome do professor Fachin”, disse.

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) foi outro a favor do nome do jurista para o Supremo. Ele classificou a aprovação como “a vitória indicação de um dos melhores juristas do país”. Assim como Gleisi, Randolfe ressaltou que Fachin teve o apoio, inclusive, de juristas que pensam diferente dele, mas que registraram sua competência em cartas abertas e moções de apoio.

“É a vitória de alguém que reuniu o apoio de juristas que pensam diferente dele, da comunidade acadêmica, da comunidade jurídica, da Ordem dos Advogados do Brasil, dos procuradores da República, entre outros. A presidente da República indicou, o Senado rigorosamente sabatinou, com direito a debates, com direito a indefinição momentos antes de sua aprovação. Tenho certeza que esse processo fará com que o ministro Fachin seja um dos melhores que o Supremo Tribunal Federal já teve”, disse o senador.

O líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), cumprimentou o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), ressaltando que o presidente conduziu a votação de maneira isenta. Nos últimos meses, Renan tem sido personagem de diversos episódios de desavenças com a presidenta Dilma Rousseff, mas disse que se manteria neutro na condução das votações de interesse do governo. “Eu quero dar aqui o meu testemunho da maneira correta como vossa excelência se comportou durante todo o processo, a despeito do que diziam outras pessoas. Vossa excelência se comportou como um magistrado nessas votações”, disse Delcídio a Renan após a votação.

Logo após o anúncio da aprovação, um buzinaço começou nas duas vias do Eixo Monumental, que passam ao lado do Congresso. Nas redes sociais, os internautas postaram que o buzinaço foi em protesto contra a decisão do Senado. Mais cedo, faixas e cartazes, colocados em frente às entradas do Senado, pediam a rejeição do nome do jurista.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem desaparece em Marília após ameaças e família recebe relatos de agressão
  • 2
    Criança perde dente após acidente em escola; Prefeitura se posiciona
  • 3
    Discussão motivada por criação de menino autista leva homem para a prisão em Marília
  • 4
    Funcionária de supermercado é presa em flagrante por tentativa de furto em Marília

Escolhas do editor

POLÍCIA
MN TV: Invasões e furtos atormentam comerciantes no CentroMN TV: Invasões e furtos atormentam comerciantes no Centro
MN TV: Invasões e furtos atormentam comerciantes no Centro
HABITAÇÃO
Marília recebe 3º Feirão Casa Paulista com 708 imóveis e crédito habitacionalMarília recebe 3º Feirão Casa Paulista com 708 imóveis e crédito habitacional
Marília recebe 3º Feirão Casa Paulista com 708 imóveis e crédito habitacional
HABITAÇÃO
Quem espera por apartamento em Marília terá nova forma de seleção; entendaQuem espera por apartamento em Marília terá nova forma de seleção; entenda
Quem espera por apartamento em Marília terá nova forma de seleção; entenda
SAÚDE PÚBLICA
Gota de Leite chega aos 95 anos com mais de 100 mil nascimentos registradosGota de Leite chega aos 95 anos com mais de 100 mil nascimentos registrados
Gota de Leite chega aos 95 anos com mais de 100 mil nascimentos registrados

Últimas notícias

Criança perde dente após acidente em escola; Prefeitura se posiciona
Reforma tributária impulsiona doações de imóveis a herdeiros no país
Na bolsa, dólar fica estável em R$ 5,08, mas cai 0,58% na semana
Tarifa de 37,5% atingirá quase 4 mil produtos brasileiros, estima CNI

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie