Primeiro Ecoponto de Marília é inaugurado na zona Sul da cidade
A Prefeitura de Marília inaugurou nesta quinta-feira (13) o Ecoponto Nova Marília, regularizado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Este é o primeiro dos quatros Ecopontos que serão instalados na cidade.
O dispositivo está localizado na rua Joaquim Dias (ao lado do Complexo de Trânsito) e ficará aberto de segunda a sexta, das 8h às 17h.
O seu discurso, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) lembrou mais uma vez das dificuldades que encontrou em relação ao lixo na cidade de Marília e que, segundo ele, “aos poucos estão sendo resolvidas”.
“Quando assumimos não tinha um caminhão de lixo em condições de trabalho, recuperamos a frota, compramos novos caminhões, construímos uma plataforma de transbordo do lixo, hoje o lixo chega e já é feito o transbordo, regularizamos a situação dos caçambeiros, hoje eles têm locais próprios para descartar o lixo reciclável, o lixo orgânico”, disse Daniel.
Ainda segundo o prefeito, “hoje estamos entregando este Ecoponto totalmente aprovado pela Cetesb para que a população tenha uma referência onde descartar os recicláveis. Por isso peço a população que colabore não descartando mais em terrenos baldios. Estamos desenvolvendo ainda um projeto para a coleta seletiva do de lixo, que ajudará muitas famílias que trabalham com reciclagem”, afirmou o chefe do Executivo.
O secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, afirmou que este é o primeiro de quatro Ecopontos que Marília terá.
“Além deste aqui na zona Sul, teremos Ecopontos nas zonas Norte, Leste e Oeste e esperamos com isso que as pessoas que estavam acostumadas a descartar inservíveis em qualquer lugar, procurem o Ecoponto, que é o lugar correto para o descarte”, disse o secretário.
O presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Vandir Pedroso, disse que a inauguração do Ecoponto Nova Marília é um marco na história de Marília.
“Há muitos anos sonhávamos por um lugar em que as pessoas pudessem descartar recicláveis corretamente”, afirmou.
O QUE PODE DESCARTAR
Poderão ser descartados no Ecoponto os seguintes materiais: papelão, plásticos, vidros, metais, móveis e estofados, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, pneus, óleo de cozinha, resíduos de construção civil – entulho (1/2 m³ ou 10 carriolas) e resíduos de poda/corte de árvores (até 1m³ volume de 1 caixa d’água de mil litros).
O QUE NÃO PODE DESCARTAR
Não poderão ser descartados no Ecoponto: resíduos domiciliares/orgânico, resíduos infectantes, lâmpadas, pilhas e baterias, amianto, animais mortos e lixo hospitalar.
Para facilitar a pesquisa da população do que será ou não recebido no Ecoponto, foi criada uma página no site da Prefeitura [clique aqui], onde as pessoas encontrarão informações sobre o descarte correto.
DENÚNCIAS
Denúncias sobre descartes incorretos podem ser feitos através do telefone (14) 3408-6700 ou na Ouvidoria, pelo telefone 0800-776-6111 ou Whatsapp (14) 99799-6361.
O descarte irregular está sujeito à multa prevista na Lei Complementar 13/92.