HC reforma prédio e ganha nova ressonância magnética
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFAMEMA) concluiu nesta semana, a instalação do mobiliário e dos equipamentos após reforma e ampliação do prédio e da aquisição do novo aparelho de ressonância magnética.
No último sábado (8) ocorreu a cerimônia oficial de entrega, em portas fechadas, com a presença de poucas autoridades convidadas, em respeito ao distanciamento social.
O investimento de cerca de R$ 6 milhões para as benfeitorias foram custeadas pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio de recursos da Secretaria Estadual de Saúde.
A obra de reforma e ampliação terminou no dia 26 de junho, tornando o antigo prédio da ressonância, a nova porta de entrada para o recebimento de todos os pacientes que necessitam de exames por imagem.
Além do novo aparelho de ressonância, o prédio vai abrigar também os aparelhos de Raio-X, que ficavam em outro local, e o novo Centro de Recuperação, com leitos para que os pacientes atendidos fiquem mais seguros e confortáveis.
O novo aparelho de ressonância magnética é da marca Philips, modelo Ingenia Ômega, de 1,5 Tesla, com capacidade de sustentação de até 220 kg, com altura mínima de 70 cm. Possui arquitetura de banda larga digital, que oferece não só uma imagem de melhor qualidade como resultados com maior velocidade.
O equipamento tem capacidade de realizar até 440 exames por mês. Será possível também realizar exames em pacientes sedados (aqueles que não conseguem ficar imóveis por muito tempo, como algumas crianças, por exemplo).
O HC será a única instituição em toda a região a oferecer esse tipo de procedimento no exame.
O prefeito de Marília, Daniel Alonso (PSDB), parabenizou esta conquista para a população: “Todo investimento na saúde deve ser comemorado. Essa é uma importante conquista. Tínhamos essa pendência, de ter um equipamento de ressonância e hoje isto felizmente está sanado e com um equipamento de última geração.”
Para o deputado estadual Vinícius Camarinha (PSB), “esse foi um trabalho de muita luta, anos até conquistar este equipamento de ponta, para fazer do serviço de imagem do Hospital das Clínicas, que é público e gratuito, de alta qualidade para a população.”
Segundo o secretário da Saúde de Marília, Cassio Luiz Pinto, trata-se “de uma conquista gigantesca, não só por ser um parque tecnológico de última geração, mas para benefício de toda a população, que terá disponível um equipamento tão inovador que oferece até trilha sonora para o paciente se sentir tranquilo e seguro.”
Quem também prestigiou a entrega do prédio e do equipamento foi o secretário da Saúde de Adamantina, Gustavo Tanigushi Rufino.
“Com certeza é um ganho muito grande para todos os 62 municípios e também para Adamantina, um aparelho novo para um serviço de extrema necessidade, fruto do empenho da Dra. Paloma e toda sua equipe.”