Prefeitura inicia campanha de vacinação contra o sarampo
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou ontem (15) a campanha de vacinação contra o sarampo. A vacinação acontecerá nas mesmas unidades de saúde que estão aplicando a vacina contra a gripe.
Quem deve se vacinar:
-Crianças de 06 meses a 11 meses e 29 dias, devem receber uma dose de intensificação;
-Pessoas de 01 a 29 anos, caso tenham recebido apenas uma dose, deverão procurar uma unidade de saúde para receber a segunda dose da Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola).
-Pessoas de 30 a 49 anos de idade devem receber uma dose de Tríplice Viral independente da quantidade de doses já recebidas.
Juliana Carvalho Bortoletto, enfermeira da Sala de Vacina do município, destaca que “esta vacina é contra indicada para gestantes”.
O Secretário Municipal de Saúde Cassio Luiz Pinto Junior ressalta a importância da vacinação e alertou que essa é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças.
“É comum algumas pessoas entenderem que não tem problema se não se vacinar. Acham que sarampo é uma doença boba e nem procuram saber do que se trata. Os pais precisam vacinar os filhos, os adultos que estão nas faixas de público alvo precisam se vacinar. É uma questão de saúde pública, o Sarampo também mata” disse o secretário.
ONDE VACINAR?
Em virtude da pandemia do coronavírus, algumas unidades de saúde estão atendendo apenas pessoas com síndrome respiratória. Por isso as vacinações está sendo feitas nas seguintes unidades: UBS Planalto, USF Santa Augusta, USF CDHU/São Bento, USF Santa Paula, USF Marajó, UBS Alto Cafezal, UBS Chico Mendes, UBS Bandeirantes, UBS São Judas, USF Altaneira, USF Jânio Quadros e UAS Santa Antonieta, USF Santa Antonieta III e USF Jardim Julieta.
Para a população da zona rural e dos distritos, as vacinas acontecem nas seguintes unidades: USF Amadeu Amaral, USF Flamingo, USF Avencas, USF Lácio, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF Rosália, USF Nóbrega, USF Vida Nova Maracá e USF Padre Nóbrega I e II.