Prefeito inaugura reforma da UBS Alto Cafezal
Solenidade na manhã de ontem (9) marcou a entrega oficial da reforma da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bairro Alto Cafezal e ainda abertura da vacinação contra a gripe e prevenção do câncer de boca.
O prefeito Vinicius Camarinha, secretários municipais, lideranças comunitárias e vereadores participaram da solenidade. Localizada na Rua Paes Leme, 820, a unidade de saúde teve reforma orçada em R$ 122 mil.
Segundo a Prefeitura, a UBS recebeu as seguintes melhorias e ampliações:
1) Construção de sala de reuniões;
2) Construção de área de serviços coberta;
3) Ampliação da recepção e construção de depósito anexo;
4) Ampliação interna da sala de observação;
5) Reforma da antiga recepção e adaptação para farmácia;
6) Reforma da antessala do consultório odontológico e depósito anexo para composição de uma sala de esterilização;
7) Reforma da sala de inalação;
8) Adaptação de sanitários para portadores de necessidades especiais com barras de apoio;
9) Instalação de bancadas;
10) Recomposição de piso externo;
11) Adaptação de rampa para entrada de pacientes;
12) Pintura geral da edificação
A UBS Alto Cafezal existe há 24 anos e conta com 40 funcionários, entre médicos, dentistas, enfermeiros, agentes de saúde e equipe administrativa.
Vacinação – Paralela à inauguração, aconteceu o Dia D, quando se iniciou a campanha de vacinação contra a gripe (vírus influenza), cujo o objetivo da ação é reforçar a importância da imunização de pessoas que fazem parte do grupo de risco: crianças de seis meses a cinco anos, idosos, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres que deram à luz há 45 dias, e portadores de doenças crônicos. Além de imunizar a população contra a Influenza, a campanha lançada ontem também pretende proteger a população contra outros dois tipos do vírus Influenza – A (H3N2) e B. A vacina aplicada foi produzida pelo Instituto Butantã.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, é de fácil transmissão, disseminando-se rapidamente, principalmente nos meses mais frios do ano. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas, sem a necessidade de tratamento médico, mas existem alguns grupos em que a gripe pode evoluir para uma Síndrome Respiratória Aguda Grave, com o desenvolvimento de complicações, e até para óbito.
As campanhas de vacinação contra influenza são realizadas anualmente, desde 1999. Primeiramente contemplava apenas a população de idosos. Depois houve a ampliação do público alvo, passando a contemplar também gestantes, crianças a partir de 06 meses a 05 anos, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.