MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 12 jun. 2020

Estado vai notificar Marília para cumprir Plano SP, diz secretário

por Leonardo Moreno

Prefeito Daniel Alonso (PSDB) e secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi – (Foto: Divulgação)

O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, declarou nesta quinta-feira (11) que a Prefeitura de Marília vai ser notificada a cumprir o Plano São Paulo, que mantém a região na ‘fase 2’, mesmo após decisão do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP).

“A decisão [judicial] diz que [Marília] deve seguir o Plano São Paulo, no seu anexo dois, de acordo com o decreto estadual, nas regras colocadas no nível de flexibilização adequado para o risco que tem na região”, afirmou Vinholi.

“Nós iremos notificar a Prefeitura desses parâmetros, explicando, argumentando todos os índices que colocam a região nessa situação. Toda nossa preocupação é com a evolução da pandemia para Marília e região”, completou.

Com isso, de acordo com o secretário estadual, o objetivo é seguir “orientando e dialogando para que se possa seguir preservando a vida da população com a faixa indicada pelo Plano”.

Apesar da interpretação de Vinholi sobre a decisão do desembargador Jacob Valente, que saiu na quarta-feira (10), consta no despacho do magistrado autorização para Marília flexibilizar as atividades econômicas.

O desembargador negou pedido para que o município decretasse a reabertura direto na ‘fase 4’ do Plano São Paulo, mas permitiu que a cidade estabeleça seu próprio estudo e acompanhamento, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, sem desconsiderar as faixas de restrições estabelecidas pelo governador João Doria.

Entenda

Um dos argumentos da Prefeitura foi o que ocorreu no município de São Paulo, que utilizou os seus indicadores locais para obter reclassificação de maior abertura, na comparação com a região metropolitana.

“Se obtiver índices próprios significativamente melhores que a Capital no mesmo período de apuração, [Marília] fica em faixa menos restritiva e, se forem piores, mais restritiva, para preservar a isonomia dentro do modelo matemático proposto”, escreveu o desembargador.

Jacob Valente destacou ainda a necessidade de serem “observados protocolos sanitários rígidos, fiscalizados e de ampla publicidade” para a flexibilização.

Foi a primeira vitória da Prefeitura de Marília na Justiça desde o final março, quando ação cível pública limitou a atuação de Alonso.

Conforme apurou o Marília Notícia, agora Daniel e sua equipe técnica – jurídica e de saúde – vão definir detalhes para eventual mudança no cenário. Dependendo dos cálculos com números locais, a cidade pode avançar ou regredir de fase.

As novas possibilidades para o município também serão discutidas pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 na cidade, antes de alguma publicação oficial.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Daniel ironizou Doria, que mais havia classificado como “vexatória” a situação de prefeitos que descumpriram diretrizes estaduais e tinha que voltar atrás por força de determinação judicial.

“Não tenho nenhum problema de passar vexame, de ser rebelde. Se o assunto é trabalhar, se querer trabalhar é ser rebelde, quero ser rebelde a vida inteira. Se lutar pela minha gente e pelo meu povo é passar vexame, passo a vida inteira”, desabafou o prefeito.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie