Prefeitura vai publicar chamamento do projeto Pratas da Casa
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, irá publicar nesta sexta-feira (5), um chamamento público do Projeto Pratas da Casa, de promoção à cultura, a ser difundida através de serviços artísticos culturais através de plataformas virtuais.
A iniciativa visa diminuir os impactos gerados pela covid-19 aos artistas e agentes de cultura local.
O chamamento será dividido em quatro linhas de apoio que abranjam atividades artísticas em música, teatro, artes visuais e literatura, e visa à seleção de propostas de atividades artísticas culturais online para apresentação no município de Marília, por meio das plataformas virtuais existentes (Facebook, YouTube, Instagram), mediante pagamento na forma de cachê artístico.
As propostas contempladas serão exibidas em programação unificada a ser veiculada pela Prefeitura Municipal em formato de festival virtual, que dará visibilidade ao universo cultural de Marília.
Em razão das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, bem como orientações do Governo do Estado de São Paulo, houve a necessidade de garantir o distanciamento social como condição fundamental para o enfrentamento da pandemia, gerando grande impacto no setor cultural.
Secretário
Segundo o secretário municipal da Cultura, André Gomes Pereira, o chamamento está de acordo com a missão e com a área de atuação da Secretaria Municipal da Cultura, ao desenvolvimento da economia criativa, ao incentivo, valorização e difusão das manifestações culturais e artísticas do município Marília.
E medida incentiva a veiculação das atividades artísticas, pois contribuirá para a geração de renda aos artistas residentes e atuantes em Marília e oportunizará o acesso da população às atividades artísticas e culturais, o emprego de formas criativas de integração social de forma virtual no momento em que a maioria das pessoas está em quarentena.
“A intenção do prefeito Daniel é Alonso é que o projeto ‘Pratas da Casa’ seja democrático e inclusivo. A ideia é que contemple diversas linguagens, mas com enfoque em quem necessita mais, o cantor de barzinho, sem cachê, passa uma dificuldade muito maior, os autônomos, os artistas informais”, disse o secretário.
“A proposta é de alguma forma, ajudar essas pessoas, sobretudo artistas de baixa renda e que estão precisando muito de auxílio neste momento. Os artistas serão estimulados a desenvolver conteúdos artísticos em formato alternativo que serão apresentados online pela Prefeitura por meio de plataformas virtuais”, completou André.
Cadastro
Os interessados poderão se inscrever através de preenchimento do formulário disponível no link: https://forms.gle/4xRuYhYYgsswwkox5.
Serão selecionadas propostas com atividades artísticas culturais direcionadas para redes sociais, na modalidade vídeo gravado, para veiculação online exclusiva pela Prefeitura de Marília.
Todas as informações sobre o Projeto Pratas da Casa constarão no chamamento que será publicado nesta sexta-feira no site da Prefeitura de Marília (https://www.marilia.sp.gov.br/licitacao).
Outras informações podem ser obtidas na Secretaria da Cultura, pelo telefone (14) 3402-6600.