Vacinação contra a gripe em Marília começa no dia 9
O secretário da Saúde, Luiz Takano, confirmou que a vacinação contra a gripe em Marília terá início no dia 9 de maio. “Nessa próxima semana, haverá um treinamento especial para o pessoal que vai trabalhar na campanha. Além disso, até essa data, o estoque de vacina estará completo em Marília, segundo a Secretaria da Saúde do Estado”, explicou.
No dia 9 de maio, haverá o “Dia D” de vacinação em todo o país, com todas as unidades de saúde funcionando. Os postos volantes serão nos supermercados Tauste (norte e Sul), Confiança e Wallmart.
Além de imunizar a população contra a Influenza, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus Influenza – A (H3N2) e B. A vacina aplicada foi produzida pelo Instituto Butantã.
A dose estará disponível na rede pública para bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, presidiários e funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas e os profissionais de saúde do Estado.
Durante a campanha, também será realizada a atualização das vacinas que estiverem em atraso.
Rachel Ramirez, supervisora da Vigilância Epidemiológica, dá algumas dicas sobre a importância da vacina:
-Tomar a vacina o mais breve possível, uma vez que demora pelo menos 15 dias para que a titulação de anticorpos atinja níveis eficazes para proteção;
– O objetivo é que no inverno, toda a população alvo da campanha já esteja devidamente imunizada;
-A vacina não dá gripe. Gripe é diferente de resfriado.
A população estimada para a vacinação é de 30 mil pessoas. A maior parte é de idosos: 26 mil. Depois, estão crianças menores de cinco anos, com pouco mais de quatro mil.