MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Política
qui. 21 maio. 2020

Demitida, Regina Duarte leva ‘prêmio de consolação’

por Agência Estado

Após dias de “fritura”, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira a demissão de Regina Duarte do comando da Secretaria Especial da Cultura. A atriz ficou dois meses e meio no cargo e vai assumir agora a direção da Cinemateca Brasileira, que fica em São Paulo. O substituto de Regina deverá ser o ator Mário Frias, também apoiador de Bolsonaro.

O presidente montou uma estratégia para a “saída honrosa”. Trata-se da quarta troca na Cultura em 505 dias de governo Bolsonaro. A condução da pasta é alvo de polêmicas e constantes críticas, que se avolumaram com a falta de investimentos em políticas públicas em meio à pandemia do coronavírus. Como revelou o Estadão, Bolsonaro estava incomodado com a ausência de Regina em Brasília e dizia que ela era suscetível ao setor, “todo de esquerda”. A atriz, por sua vez, se sentia desprestigiada e pressionada pela “ala ideológica” do governo.

A saída da atriz da Secretaria foi selada em um café da manhã com Bolsonaro no Palácio do Alvorada. O encontro durou quase duas horas. Nele, Regina reiterou ao presidente o que já havia lhe relatado nos últimos dias, em outras conversas, as inúmeras dificuldades que estava enfrentando para colocar as coisas para andar na pasta e ida para a Cinemateca, acertada. Ela reconheceu que estava “muito complicado continuar”, que “o processo de desgaste estava muito grande”, “tudo emperrado” e que preferia voltar para São Paulo, para perto da família.

Após o café da manhã, em uma cena que parecia ensaiada, Bolsonaro publicou nas redes sociais, logo cedo, uma mensagem acompanhada de um vídeo gravado com Regina, nos jardins do Palácio da Alvorada. No post, o presidente escreveu que Regina contou a ele sentir falta da família e, para que pudesse continuar contribuindo com a cultura e com o governo, assumiria a Cinemateca, em São Paulo. Antes de entrar na equipe de Bolsonaro, ela rompeu um contrato de 50 anos com a TV Globo.

“Olha, pessoal, eu vim aqui perguntar para o presidente se ele realmente está me fritando, porque eu estou lendo isso na imprensa, que eu não acredito mais. Mas, de qualquer forma, eu queria que ele me dissesse pessoalmente: ‘Está me fritando, presidente?'” , perguntou a atriz.

Sorridente, Bolsonaro acusou, então, a imprensa de querer desestabilizar o governo. “Regina, toda semana tem um ou dois ministros que, segundo a mídia, estão sendo fritados. O objetivo é sempre desestabilizar a gente e tentar jogar o governo no chão Não vão conseguir. Jamais vou fritar você”, respondeu ele.

Transição

Na mensagem publicada nas redes sociais, o presidente disse que, durante a transição na Cultura, será mostrado o trabalho realizado por Regina nos últimos 60 dias. Apesar de ter passado por vários dissabores à frente da pasta, a atriz deixou o cargo dizendo ter recebido um “presente” do governo. Alegou, ainda, que assumir a Cinemateca é um “sonho de qualquer pessoa de comunicação, audiovisual, cinema e teatro”. Na prática, porém, ela assumirá um posto em que será subordinada ao seu sucessor na Cultura.

Na prática, o anúncio de ontem ocorreu um dia após o presidente compartilhar nas redes sociais um vídeo no qual o ator Mário Frias fala sobre a possibilidade de assumir o cargo da colega de profissão. O vídeo publicado pelo presidente é uma entrevista de Frias à emissora CNN Brasil, exibida no dia 6 de maio, na qual o ator diz torcer por Regina, mas afirma estar à disposição de Bolsonaro. “Para o Jair, o que ele precisar estou aqui”, avisou o ator. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Acidente entre caminhão e ônibus interdita a BR-153 em Guaimbê
  • 2
    HC confirma atendimento a sete vítimas de grave acidente na BR-153 em Guaimbê
  • 3
    Polícia Civil registra morte de catador de recicláveis em imóvel na zona sul de Marília
  • 4
    Homem procura a Polícia Civil para denunciar extorsão após encontro sexual em Marília

Escolhas do editor

AGOSTO LILÁS
Casa da Mulher Paulista avança, mas segue sem data para inauguraçãoCasa da Mulher Paulista avança, mas segue sem data para inauguração
Casa da Mulher Paulista avança, mas segue sem data para inauguração
MERCADO IMOBILIÁRIO
Feirão da CAP oferece apartamentos com móveis planejados no Alameda Lima 3Feirão da CAP oferece apartamentos com móveis planejados no Alameda Lima 3
Feirão da CAP oferece apartamentos com móveis planejados no Alameda Lima 3
TRÂNSITO
MN TV: Ultrapassar pela direita é um costume no trânsito de Marília?MN TV: Ultrapassar pela direita é um costume no trânsito de Marília?
MN TV: Ultrapassar pela direita é um costume no trânsito de Marília?
RODOVIAS
Acidente entre caminhão e ônibus interdita a BR-153 em GuaimbêAcidente entre caminhão e ônibus interdita a BR-153 em Guaimbê
Acidente entre caminhão e ônibus interdita a BR-153 em Guaimbê

Últimas notícias

Rogerinho lança candidatura a deputado estadual em evento com apoio de Vinicius
MN TV: Destruição dos veículos mostra força do impacto em acidente na BR-153
Prouni 2026: prazo para comprovar informação de inscrição termina hoje
Vendas no comércio crescem 0,5% em junho e sobem 1,9% no 1º semestre

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Marília Mattos Castanheira
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Marília Mattos Castanheira
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie