Postos de saúde somam 48 coletas para Covid-19 em quase uma semana
Os postos de saúde de Marília realizaram 48 coletas para exames da Covid-19 até esta quarta-feira (29). Desse total, 31 exames apontaram resultados negativos, dois positivos e 15 ainda estão sob análise. As coletas estão sendo efetuadas desde o último dia 24 de abril.
A informação foi divulgada hoje (30) durante entrevista coletiva com o prefeito Daniel Alonso (PSDB) e o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, que estavam acompanhados de técnicos da Vigilância Epidemiológica.
As amostras positivas são referentes a duas pessoas de Osasco, que se mudaram há apenas três dias para Marília. Os testes foram feitos na Unidade Básica de Saúde Cascata, na zona Leste da cidade.
“Estes dois casos positivos não entrarão na estatística de Marília, já que os pacientes estão na cidade há poucos dias, sendo que já estavam com o vírus quando se mudaram”, informou a Prefeitura.
Das 48 coletas realizadas até esta quinta-feira (30), a maioria foi na UBS Cascata – cerca de 33%, seguida pela UBS JK com 27% e UBS Nova Marília com 22,9%.
A supervisora da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Arrigoni, informou também que a maioria desses testes (66,7%) foi feita em profissionais da saúde, que estão na linha de frente no combate à pandemia.
“Lembro ainda que os testes somente são realizados em pacientes sintomáticos e com solicitação médica. A situação em Marília está sob controle, mas não podemos descuidar. Peço à população que continuem tomando todos os cuidados, seguindo as recomendações”, disse.
Situação epidemiológica
Boletim divulgado na tarde de quarta-feira (29) apontou que a cidade tinha 15 casos confirmados, 38 suspeitos, um óbito positivo e outra morte em investigação.
Já foram descartadas 159 suspeitas e dez pessoas que, comprovadamente, tiveram Covid-19 estão curadas.
Unidades que atendem
Vale lembrar que a administração municipal separou as unidades de saúde que irão atender casos sintomáticos de coronavírus.
São elas: UBS Nova Marília, USF Jóquei Clube, UBS Cascata, UBS Chico Mendes, UBS São Miguel, UBS Castelo Branco, UBS JK, USF Santa Antonieta II e USF Jardim Julieta/USF Santa Antonieta III. É preciso indicação médica para a coleta de material.
Como já informou o Marília Notícia, a Prefeitura irá pagar R$ 270 em cada exame laboratorial e R$ 150 por kit de teste rápido.