Hospital em hotel atenderá via SUS pacientes com Covid-19
O hospital implantado no Grande Hotel em Ourinhos (distante 95 quilômetros de Marília) fará atendimento SUS para qualquer paciente com coronavírus que apresentar sintomas leves e precisar de internação clínica.
A unidade foi implantada pela Prefeitura de Ourinhos em parceria com a Santa Casa e recebeu o nome de Central Covid-19. O hospital começa a funcionar oficialmente nesta sexta-feira (17).
Os pacientes serão encaminhados por uma das unidades de saúde do município que foram disponibilizadas para atendimento exclusivo de pessoas com suspeita da doença.
A unidade irá acomodar 56 pacientes em internação clínica com sintomas leves da doença e terá quatro leitos de UTI para estabilização de pessoas que apresentarem piora do quadro de saúde e precisarem ser transferidas para a internação em UTI na Santa Casa.
A Prefeitura de Ourinhos ampliou a quantidade de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem e criou uma nova equipe para o atendimento do hospital. A Santa Casa também disponibilizou uma equipe médica para atuar na Central.
Até a tarde desta quarta-feira (15), Ourinhos contabilizou 11 casos confirmados de Covid-19. Outros 86 casos suspeitos estão sendo monitorados. Nove pacientes estão internados, sendo que quatro estão na UTI.
Mais uma morte foi registrada como suspeita. Uma senhora de 76 anos, moradora do bairro Helena Braz Vendramini, deu entrada na UPA, no início da tarde de ontem com quadro grave de insuficiência respiratória, queixa de tosse seca há 11 dias e dor de garganta.
Imediatamente, a equipe médica entubou a paciente que devido a piora do quadro respiratório não resistiu e veio a óbito no início da noite.
A paciente não tem histórico recente de deslocamento para outros municípios, nem contato com pessoas que testaram positivo para o coronavírus. Foi feita a coleta de material para exame laboratorial.