MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Regional
ter. 07 abr. 2020

Renata Devito vai à Justiça contra a Câmara e suspende cassação

por Carlos Rodrigues

Prefeita de Vera Cruz, Renata Devito (PSDB) – (Foto: Arquivo)

Em um recurso acolhido nesta segunda-feira (6) pelo desembargador Torres de Carvalho, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), a prefeita de Vera Cruz (distante 17 quilômetros de Marília) Renata Devito (PSDB), conseguiu suspender a decisão da Câmara que cassou seu mandato.

Sessão extraordinária do Legislativo municipal foi realizada no sábado (4). “Antecipo a tutela recursal, tão só para suspender eventual cassação do mandato da agravante [Renata], se tiver sido a conclusão dos vereadores, até decisão do agravo”, escreveu o magistrado.

Ou seja, a suspensão da cassação é provisória, até que o recurso chamado agravo de instrumento seja decidido definitivamente.

Renata tenta, judicialmente, barrar a Comissão Processante instaurada contra ela. A prefeita responde por suposta contratação de “seguro fantasma” para veículos que estavam sucateados, sem condições de uso e encostados na garagem do município.

No dia 16 de março, o juiz Walmir Idalêncio dos Santos Cruz negou liminar em ação que tramita contra o Legislativo, pela Vara da Fazenda Pública de Marília, para impedir a sequência da Comissão. A defesa de Renata alega que o prazo de 90 dias para os trabalhos foi esgotado, sem definição e votação de um relatório.

Ela também tentou suspender a realização da sessão de cassação alegando riscos de aglomeração, em meio à pandemia e determinações para isolamento social, mas a Vara da Fazenda rejeitou o pedido.

No sábado, por seis votos (dois terços) a Câmara de Vera Cruz votou o relatório e decretou a cassação de Renata Devito. Nem ela e nem representantes dela compareceram à sessão para apresentar defesa.

Conforme o presidente da Comissão Processante, vereador Renato Dominguez de Moraes (PRB), a defesa de Renata alegou, na fase de defesa prévia, insignificância do montante envolvido na denúncia. “Eles dizem que os veículos continuaram a fazer parte da frota, que tinham valor patrimonial porque poderiam ser leiloados e precisavam de seguro”, disse.

Já na fase de audiência da Comissão, em que poderia se defender pessoalmente, Renata ignorou as intimações da Câmara Municipal, segundo o vereador.

Sobre a mais recente decisão do TJ, o presidente da Comissão Processante afirmou que a Câmara vê “interferência entre os Poderes” e estuda as medidas que serão tomadas.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie